As missões na lua tem diversos obstáculos já conhecidos, e agora um novo estudo adicionou um novo motivo de preocupação. A inalação das poeiras lunares pode ser bastante nociva para a saúde.

Na verdade, este fato não é totalmente uma novidade. Durante as missões Apollo, os astronautas queixaram-se de espirros e de irritação nos olhos na sequência da poeira que trouxeram agarrados nas suas roupas para dentro da nave espacial.

Não foram enviados ratos ou humanos para a lua. O estudo foi totalmente feito em laboratório: células de humanos e ratos em laboratório foram expostas a simulações de poeiras lunares. Tanto para os humanos como para os ratos, os efeitos nocivos foram bastante fortes.

Não só a poeiras tem a capacidade de matas muitas das células, como tem também a capacidade de alterar o próprio DNA. Os motivos pelos quais estas poeiras causam todos estes danos ficaram por esclarecer, e mais estudos terão que ser feitos para determinar os mecanismos de ação exatos.

Quando desenham equipamentos para ir a lua, os cientistas tem que obviamente ter em conta o tipo de poeira e de rocha da lua, especialmente porque a mesma é pegajosa. Este fato adiciona ainda mais problemas aos futuros colonistas em evitar estas poeiras.