As áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, conhecidas como STEM (Science, Technology, Engineering and Mathmatics), crescem cada vez mais em importância para a economia global e são um fator determinante para o crescimento e a inovação tanto nacional quanto internacional.
Em novembro, a Education Intelligence (EI), equipe de pesquisa global do British Council, no Reino Unido, publicou as descobertas de seu estudo sobre as escolhas educacionais e motivações de estudantes de STEM do mundo inteiro. A pesquisa da EI destacou os quatro países considerados os principais destinos de estudo entre estudantes internacionais das áreas STEM: Estados Unidos, Reino Unido, Canadá e Austrália.
O estudo também comprovou que muitos destes estudantes optam por estudar no exterior porque acreditam que um diploma acadêmico internacional, principalmente em um destes quatro países mencionados, proporcionará melhores oportunidades profissionais, melhor padrão educacional e a chance de conquistar uma experiência internacional. Os resultados da pesquisa são uma ferramenta valiosa para a compreensão de como os estudantes de STEM escolhem os seus cursos e como as universidades podem atrair mais estudantes estrangeiros promissores.
As oportunidades de empregabilidades após os estudos também são um dos principais fatores para os estudantes de STEM – mais de um terço dos participantes da pesquisa responderam que gostariam de trabalhar no exterior após os estudos acadêmicos. No entanto, a imigração não foi um forte motivador, uma vez que apenas uma pequena porcentagem de estudantes expressou o desejo de permanecer definitivamente em outro país. Apenas 15 por cento de 1.348 entrevistados disseram ter interesse em ficar no país de destino após a graduação, e a pesquisa da EI indica que muitos estudantes de STEM esperam usar as habilidades conquistadas no exterior para trabalhar em carreiras de inovação e desenvolvimentos em seus respectivos países de origem.
A EI vê o resultado deste estudo como um indicador de que os estudantes de STEM reconhecem que as suas áreas de estudo têm aplicações nacionais e internacionais e que um diploma acadêmico de primeira classe de uma instituição renomada proporcionará as habilidades e as credenciais necessárias para o mercado de trabalho global.
De acordo com o estudo, os estudantes classificaram os Estados Unidos como o destino favorito em todos os critérios, mas o Reino Unido teve a maior nota em reputação acadêmica e oportunidades de pesquisa. A Austrália conseguiu 72% de aprovação pelas perspectivas profissionais após os estudos, seguida por EUA e Canadá.
Fonte: Master Studies
Por Brenda Bellani
Imagem de Shutterstock
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