Neste “Engenharia em Pauta” vamos tratar de algo que pode parecer bem estranho, mas que nos nossos tempos pode ser vantajoso: trata-se da desmonetização (1), terceira característica dos novos negócios, ou mesmo de nossa carreira, nos tempos exponenciais que estamos vivendo…

Pois é… Pode parecer gozado, mas às vezes um bom modo de ganhar dinheiro é não pensar no dinheiro. Isto é disruptivo, mas vamos ver alguns exemplos: por que os e-mails gratuitos? Ou o WhatsApp, que não nos cobra nada por um serviço que todos nós usamos intensamente? Ou a Netflix, que cobra muito pouco por seu serviço, e está impactando intensamente o mercado de exibição de filmes? E o Google, Facebook, e outros similares? E garanto que você sabe de muitos outros casos…

O que acontece é o seguinte: se você não considerar o dinheiro como o objetivo primordial e inicial de um negócio (ou de uma carreira), poderá ver mais claro à frente e abrir novos campos e oportunidades, nos quais novas e inovadoras formas de receita poderão ser criadas… É o caso daquele executivo que começou sua carreira de propósito “lá de baixo”, assumindo um posto de trabalho fundamental, mas que ninguém queria… E aí “subiu” rapidamente…

Então reflita:

  • Você não considera como motivação inicial e principal de seu negócio a possibilidade de ganhar muito dinheiro com ele no futuro?
  • Você convive bem com o fato de usar um smartphone meio lento e antigo ou um carro de mais de três anos?
  • Você já pensou em ofertar o fruto de seu negócio gratuitamente, ou com preço muito baixo, para ganhar o mercado?
  • Já pensou em formas alternativas de ganhar dinheiro com seu produto ou serviço, quando ele estiver no mercado?
  • Você considera seu produto/serviço criativo, diferente?
  • Você considera legal ganhar pouco no início de seu negócio, mesmo trabalhando muito, para ganha melhor ou mesmo bem, depois de algum tempo?
  • Ou não se importa muito em ganhar bem, e sim conquistar o mercado com o fruto de seu trabalho?

Pois é… Pode ser gozado, mas pode funcionar… Até a próxima…

Referência:

(1) DIAMANTIS, PETER H. e KOTLER, STEVEN. Bold: How to Go Big, Create Wealth and Impact the World. Londres: Simon & Schuster, 2016.

Achou útil essa informação? Compartilhe com seus amigos! xD

Deixe-nos a sua opinião aqui nos comentários.