Conforme foi comentado no último “Engenharia em Pauta” (no. 123), o mundo mudou, e tão rapidamente que às vezes não conseguimos perceber as mudanças a tempo, e então elas nos aparecem de supetão, dando de cara com a gente, e muitas vezes nos deixando sem ação… Por tal motivo, devemos sempre estar “olhando pela janela”, e percebendo o que nos vem pelo jardim da vida…

A Era Industrial, caracterizada principalmente pelo advento do motor a vapor, foi fantástica para o desenvolvimento e progresso, mas trouxe também problemas (poluição, trabalho escravo, “burnout”, outras doenças funcionais, etc.).  E dela, herdamos um modo de pensar linear, no qual as coisas se sucedem em sequencia e velocidade esperadas, e com resultados razoavelmente previsíveis.

Só que agora o crescimento social e a expansão tecnológica agora são exponenciais, ou seja, cada vez acontecem mais coisas em tempos mais curtos. E coisas geralmente inusitadas…

E então, com os negócios, não é diferente… Agora, eles também têm que seguir esta linha exponencial. Vão exigir também um novo modo de pensar de empreendedores, empresários, e até funcionários; este modo de pensar tem que assumir que o mundo atual é “líquido”, ou seja, move-se rapidamente, é incerto, muda de direção rapidamente, e que os negócios nele realizados, para serem bem sucedidos, têm que acompanhar estes movimentos, até com possibilidade de apresentação de resultados imprevisíveis…

A obra citada na referência (1) nos dá pistas bem sólidas sobre o “retrato” deste novo perfil dos negócios. Nela, os autores nos explicam como é o “Ciclo de Exponencialidade” das tecnologias, que tanto impactam e impactarão os negócios no futuro. Até os denominaram os “6 D`s da exponencialidade”. São eles:

Digitalização, Dissimulação, Disrupção, Desmonetização, Desmaterialização, Democratização

Nos próximos “Engenharia em Pauta” vamos discutir estes fatores, cada um sendo seguido por um pequeno questionário que nos ajudará a ver se estamos no correto caminho dos negócios de sucesso no presente/futuro… Até lá…

(1) DIAMANTIS, PETER H. e KOTLER, STEVEN. Bold: How to Go Big, Create Wealth and Impact the World. Londres: Simon & Schuster, 2016.

Achou útil essa informação? Compartilhe com seus amigos! xD

Deixe-nos a sua opinião aqui nos comentários.

Compartilhe:
Publicação anteriorProfissionais de telecomunicações discutem ampliação da banda larga
Próxima publicaçãoComo funcionam os modelos e projetos em uma cidade inteligente social

É graduado em Engenharia Elétrica (Instituto Nacional de Telecomunicações – INATEL), e pós-graduado em Docência do Ensino Superior em Educação. Foi professor, desde 1964, em diversos cursos técnicos, de engenharia, e de extensão, em diversas áreas técnicas, bem como em empreendedorismo e inovação. Também criou e coordenou diversas atividades ligadas ao desenvolvimento do empreendedorismo, no Inatel. Atualmente participa de programas de extensão e pesquisa ligados ao empreendedorismo, criatividade e inovação.