Os líderes de engenharia do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) estão fazendo uma parceria com a BMW para desenvolver um material inflável e elástico impresso em 3D que possa mudar a forma como os carros são fabricados.

O laboratório de auto-montagem do MIT cria um processo chamado “Liquid Printed Pneumatic”, um sistema que usa câmaras de ar que possa inflar ou desinflar em um material elástico. Os projetos seriam impressos em 3D e programados para responder à obtenção ou perda de ar sempre que necessário.

A BMW quer alavancar a nova tecnologia além de onde o ar é mais comumente usado em carros – os airbags. A companhia espera usá-lo no interior dos seus carros e em certas partes do exterior.

“O resultado dessa colaboração manifesta que um novo futuro material é iminente”, disse Martina Starke, chefe da BMW Brand Vision e BMW Brand Design no BMW Group.  “Não há necessidade de trancar o carro do futuro em qualquer forma particular. Os interiores podem até mesmo ter usos modulares e maleáveis.”

De acordo com executivos da BMW, esse material adaptável pode significar um número aparentemente ilimitado de superfícies transformáveis, todas adaptadas ao conforto humano, amortecimento e desempenho aprimorado.

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