Você já deve ter se perguntado: qual a diferença entre motores a gasolina e motores a diesel?
A compressão tanto em motor diesel como gasolina é essencial ao funcionamento do motor. Nos motores a diesel este fato é fundamental.
No motor a gasolina, mesmo estando com uma baixa taxa de compressão é possível mesmo assim o motor entrar em funcionamento. Já para o motor a diesel se a compressão estiver muito baixa não funciona.
O ar aspirado pelo motor, no caso a diesel depende muito de sua rotação, quanto maior for à rotação maior será a quantidade de ar admitido e também depende de uma vedação perfeita entre os cilindros, pistões, anéis, válvulas dos cabeçotes para exercer assim uma excelente compressão.
Confira no vídeo abaixo feito pelo canal Engineering Explained. PS: Ative a legenda! 🙂
No sistema ciclo Otto a gasolina a taxa de compressão está entre 8 a 11:1
A taxa de compressão no motor de ciclo diesel está entre 16 a 24:1.
Confira no vídeo abaixo o funcionamento de motores a gasolina e de motores a diesel:
https://www.youtube.com/watch?v=JhcAig6QQGY
Agora acompanhe a animação técnica:
Achou útil essa informação? Compartilhe com seus amigos! xD
Deixe-nos a sua opinião aqui nos comentários.