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Início»Editorial»Ciência»Catalyst transforma dióxido de carbono em gasolina 1.000 vezes mais eficientemente
Ciência

Catalyst transforma dióxido de carbono em gasolina 1.000 vezes mais eficientemente

Ademilson RamosPor Ademilson Ramos13 de fevereiro de 2022
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As moléculas de CO2 (preto e vermelho) e de hidrogênio (azul) reagem com a ajuda de um catalisador à base de rutênio. À direita, o catalisador não revestido produz o hidrocarboneto mais simples, o metano. À esquerda, o catalisador revestido produz hidrocarbonetos de cadeia mais longa, como butano, propano e etano. Crédito: Chih-Jung Chen
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Os engenheiros que trabalham para reverter a proliferação de gases de efeito estufa sabem que, além de reduzir as emissões de dióxido de carbono, também precisaremos remover o dióxido de carbono da fumaça das usinas ou dos céus. Mas, o que fazemos com todo esse carbono capturado? Matteo Cargnello, engenheiro químico da Universidade de Stanford, está trabalhando para transformá-lo em outros produtos químicos úteis, como propano, butano ou outros combustíveis de hidrocarbonetos compostos por longas cadeias de carbono e hidrogênio.

“Nós podemos criar gasolina, basicamente”, disse Cargnello, que é professor assistente de engenharia química. “Para capturar o máximo de carbono possível, você quer os hidrocarbonetos de cadeia mais longa. Cadeias com oito a 12 átomos de carbono seriam o ideal.”

Um novo catalisador, inventado por Cargnello e colegas, avança em direção a esse objetivo aumentando a produção de hidrocarbonetos de cadeia longa em reações químicas. Produziu 1.000 vezes mais butano – o hidrocarboneto mais longo que poderia produzir sob sua pressão máxima – do que o catalisador padrão, dadas as mesmas quantidades de dióxido de carbono, hidrogênio, catalisador, pressão, calor e tempo. O novo catalisador é composto pelo elemento rutênio – um raro metal de transição pertencente ao grupo da platina – revestido por uma fina camada de plástico. Como qualquer catalisador, esta invenção acelera as reações químicas sem se desgastar no processo. O rutênio também tem a vantagem de ser mais barato do que outros catalisadores de alta qualidade, como paládio e platina.

Cargnello e sua equipe descrevem o catalisador e os resultados de seus experimentos em seu último artigo, publicado esta semana na revista Proceedings of the National Academy of Sciences.

Cargnello e sua equipe levaram sete anos para descobrir e aperfeiçoar o novo catalisador. O problema: quanto mais longa for a cadeia de hidrocarbonetos, mais difícil será produzir. A ligação do carbono ao carbono requer calor e grande pressão, tornando o processo caro e intensivo em energia.

Nesse sentido, a capacidade do novo catalisador de produzir gasolina a partir da reação é um avanço, disse Cargnello. O reator em seu laboratório precisaria apenas de uma pressão maior para produzir todos os hidrocarbonetos de cadeia longa para a gasolina, e eles estão construindo um reator de pressão mais alta.

A gasolina é líquida à temperatura ambiente e, portanto, muito mais fácil de manusear do que seus irmãos gasosos de cadeia curta – metano, etano e propano – que são difíceis de armazenar e propensos a vazar de volta aos céus. Cargnello e outros pesquisadores que trabalham para produzir combustíveis líquidos a partir do carbono capturado imaginam um ciclo neutro em carbono no qual o dióxido de carbono é coletado, transformado em combustível, queimado novamente e o dióxido de carbono resultante recomeça o ciclo.

Aperfeiçoando o polímero

A chave para o notável aumento na reatividade é aquela camada de plástico poroso no rutênio, explicou o principal autor do estudo, Chengshuang Zhou, doutorando no laboratório de Cargnello, que conduziu a pesquisa e a experimentação necessárias para refinar o novo revestimento. Um catalisador não revestido funciona muito bem, disse ele, mas produz apenas metano, o hidrocarboneto de cadeia mais curta, que tem apenas um único átomo de carbono ligado a quatro hidrogênios. Não é realmente uma cadeia.

“Um catalisador não revestido fica coberto com muito hidrogênio em sua superfície, limitando a capacidade do carbono de encontrar outros carbonos para se ligar”, disse Zhou. “O polímero poroso controla a proporção carbono-hidrogênio e nos permite criar cadeias de carbono mais longas a partir das mesmas reações. Essa interação crucial e particular foi demonstrada usando técnicas de síncrotron no Laboratório Nacional SLAC em colaboração com a equipe do Dr. Simon Bare, que lidera o Co-Access lá.”

Embora os hidrocarbonetos de cadeia longa sejam um uso inovador do carbono capturado, eles não são perfeitos, reconhece Cargnello. Ele também está trabalhando em outros catalisadores e processos semelhantes que transformam dióxido de carbono em produtos químicos industriais valiosos, como olefinas usadas para fazer plásticos, metanol e o Santo Graal, etanol, que podem sequestrar carbono sem devolver dióxido de carbono aos céus.

“Se pudermos fazer olefinas a partir do CO2 para fazer plásticos”, observou Cargnello, “nós o sequestramos em um sólido armazenável a longo prazo. Isso seria um grande negócio”.

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Ademilson Ramos
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Nascido no interior de Minas Gerais, foi seminarista em uma congregação francesa, mas viu que sua vocação é ser engenheiro. Graduado em Engenharia Eletrônica pela Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI e cursando MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getulio Vargas - FGV. Criou o Engenharia é: exatamente às 11:28, no dia 2 de agosto de 2011. Você pode falar comigo pelo email: ademilson@engenhariae.com.br

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