A segunda observação interestelar de cometas foi realizada recentemente, apenas dois anos após a descoberta de Oumuamua.

Os astrônomos acreditam que detectaram outra rocha espacial que foi formada em um sistema distante antes de viajar pelo espaço para alcançar nosso sistema solar.

O objeto, um cometa chamado C/2019 Q4 (Borisov), foi recentemente avistado pelo Minor Planet Center.

Detectando um objeto interestelar

Como os astrônomos sabem que um objeto veio de fora do nosso sistema solar? Como o Smithsonian relata, tudo se resume a velocidade e trajetória. De acordo com as observações feitas do cometa, o C/2019 Q4 está se movendo muito rápido – está indo a aproximadamente 30,7 quilômetros por segundo – tendo se originado em nosso próprio sistema solar.

O cometa foi observado pela primeira vez por Gennady Borisov, astrônomo amador ucraniano no Observatório Astrofísico da Criméia, em 30 de agosto.

Um viajante interestelar

Como relata a National Geographic, a rocha espacial chegará a 270 milhões de quilômetros da Terra e fará sua aproximação mais próxima do Sol em 7 de dezembro. Depois de passar o Sol, ele volta da nossa energia solar para o espaço interestelar.

As observações dos astrônomos permitiram determinar que o C/2019 Q4 tem 3 quilômetros de largura, com gás e poeira que circunda o objeto enquanto ele se move pelo espaço.

“Com base nas observações disponíveis, a solução em órbita para esse objeto convergiu para os elementos hiperbólicos, o que indicaria uma origem interestelar”, afirma comunicado do Minor Planet Center. “Outras observações são claramente muito desejáveis.”

À medida que se aproxima da Terra, os astrônomos apontam seus telescópios para o céu para confirmar se este é, de fato, outro cometa interestelar.

Um estudo sobre as observações iniciais do cometa foi publicado hoje na Nature Astronomy.

Deixe-nos a sua opinião aqui nos comentário.