O ferro é um nutriente essencial que quase todas as formas de vida requerem para crescer e prosperar. A importância do ferro remonta à formação do planeta Terra, onde a quantidade de ferro no manto rochoso da Terra foi “definida” pelas condições sob as quais o planeta se formou e passou a ter grandes ramificações para o desenvolvimento da vida. Agora, cientistas da Universidade de Oxford descobriram os prováveis mecanismos pelos quais o ferro influenciou o desenvolvimento de formas de vida complexas, que também podem ser usados para entender quão prováveis (ou improváveis) as formas de vida avançadas podem ser em outros planetas. O trabalho foi publicado hoje no PNAS.

“A quantidade inicial de ferro nas rochas da Terra é ‘determinada’ pelas condições de acreção planetária, durante a qual o núcleo metálico da Terra segregou de seu manto rochoso”, diz o co-autor Jon Wade, Professor Associado de Materiais Planetários do Departamento da Terra Ciências, Universidade de Oxford. “Muito pouco ferro na parte rochosa do planeta, como o planeta Mercúrio, e a vida é improvável. Muito, como Marte, e água pode ser difícil de manter na superfície por momentos relevantes para a evolução da vida complexa.”

Inicialmente, as condições do ferro na Terra teriam sido ideais para garantir a retenção de água na superfície. O ferro também teria sido solúvel na água do mar, tornando-o facilmente disponível para dar a formas de vida simples um início de desenvolvimento. No entanto, os níveis de oxigênio na Terra começaram a subir aproximadamente 2,4 bilhões de anos atrás (referido como o “Grande Evento de Oxigenação”). Um aumento no oxigênio criou uma reação com o ferro, que o tornou insolúvel. Gigatons de ferro caíram do mar água, onde era muito menos disponível para o desenvolvimento de formas de vida.

“A vida teve que encontrar novas maneiras de obter o ferro de que precisa”, diz o co-autor Hal Drakesmith, professor de Biologia do Ferro no Instituto de Medicina Molecular MRC Weatherall da Universidade de Oxford. “Por exemplo, infecção, simbiose e multicelularidade são comportamentos que permitem à vida capturar e utilizar de forma mais eficiente esse nutriente escasso, mas vital. A adoção de tais características teria impulsionado as formas iniciais de vida a se tornarem cada vez mais complexas, no caminho de evoluir para o que vemos em torno de nós hoje.”

A necessidade do ferro como impulsionador da evolução e consequente desenvolvimento de um organismo complexo capaz de adquirir ferro pouco disponível podem ser ocorrências raras ou aleatórias. Isso tem implicações em quão prováveis ​​as formas de vida complexas podem ser em outros planetas.

“Não se sabe o quão comum é a vida inteligente no Universo’, diz o Prof Drakesmith.“ Nossos conceitos implicam que as condições para apoiar a iniciação de formas de vida simples não são suficientes para garantir a evolução subsequente de formas de vida complexas. Pode ser necessária uma seleção adicional por meio de mudanças ambientais severas – por exemplo, como a vida na Terra precisava encontrar uma nova maneira de acessar o ferro. Essas mudanças temporais em escala planetária podem ser raras ou aleatórias, o que significa que a probabilidade de vida inteligente também pode ser baixa.”

No entanto, saber agora a importância do ferro no desenvolvimento da vida pode ajudar na busca por planetas adequados que possam desenvolver formas de vida. Ao avaliar a quantidade de ferro no manto dos exoplanetas, agora pode ser possível restringir a busca por exoplanetas capazes de sustentar vida.

Achou útil essa informação? Compartilhe com seus amigos! 🙂