Se tomarmos o exemplo do gelo como uma questão, ele tem mais de dez fases, o que significa que ele tem muitas maneiras de organizar espacialmente seus átomos.

Em um estudo recente, descobriu-se que o óxido de metal tem uma “fase oculta”, que agora confere ao material uma nova capacidade de separar cargas positivas e negativas. Isso é ativado através de pulsos de luz extremamente rápidos.

A pesquisa foi liderada pelos cientistas do MIT Keith A. Nelson, Xian Li e Edoardo Baldini. Os resultados foram publicados na Science.

Para que isso é útil?

“Está abrindo um novo horizonte para uma reconfiguração material rápida e funcional”, disse Rappe, que colaborou no estudo.

O que o Rappe quer dizer é que o trabalho deles tem a capacidade de criar materiais cujas propriedades podem ser ativadas ou desativadas em um trilionésimo de segundo – simplesmente apertando um botão.

Além disso, essa descoberta também poderia ser usada para transformar um isolante em metal, ou sua polaridade magnética poderia ser invertida.

Nelson e Rappe já haviam trabalhado juntos no projeto e já tinham a base da teoria para o estudo. Nelson tem experiência em usar a luz para transformar transições de fase em materiais sólidos, e a Rappe tem conhecimento no desenvolvimento de modelos computacionais em nível atômico.

“[Nelson é] o experimentalista e nós somos os teóricos”, disse Rappe. “Ele pode relatar o que acha que está acontecendo com base nos espectros, mas a interpretação é especulativa até que tenhamos uma forte compreensão física do que aconteceu.”

Uma combinação perfeita para o estudo.

Com sua sólida história de trabalhar juntos, Nelson e Rappe poderiam facilmente passar de suas simulações teóricas e seus experimentos, até encontrar o experimento perfeito que provava que sua teoria era verdadeira.

“É o sonho de todo cientista: conceber uma ideia junto com um amigo, mapear as conseqüências dessa ideia e, em seguida, ter a chance de traduzi-la em algo no laboratório, é extremamente gratificante. Nos faz pensar que estamos no caminho certo para o futuro”, disse Rappe.

Trabalhando juntos, eles podem continuar aprimorando seus estudos e fazendo mais descobertas.

Deixe-nos a sua opinião aqui nos comentários

Quer ficar por dentro do assunto Smart City, o mais falado no Brasil e no mundo? Deixe seu e-mail e receba em primeira mão! clicando aqui.