Pesquisadores criaram um revestimento transparente que combina as características antiembaçante e antirreflexo. Essa inovação melhorará o desempenho de óculos, para-brisas, câmeras e sistemas lidar em veículos autônomos.
A combinação de um revestimento polimérico para prevenir o embaçamento e nanoestruturas de dióxido de silício com porosidade reduzindo os reflexos é a chave para essa tecnologia. A equipe aperfeiçoou seus protótipos para os sistemas LiDAR, mas a tecnologia pode ser adaptada para outras aplicações.
Os sistemas LiDAR são afetados por embaçamento quando há grandes diferenças de temperatura, o que pode prejudicar a funcionalidade e causar possíveis acidentes. O objetivo é prevenir o embaçamento sem afetar a propriedade antirreflexo, que é importante para lidar com a luz solar ou faróis de outros carros. O grande desafio é que o antiembaçante costuma causar mais reflexos.
Para resolver esse problema, os pesquisadores combinaram um filme de polímero antiembaçante com estruturas nano para criar um efeito reflexivo que também permite a permeabilidade à água.
O processo para criar o revestimento antiembaçante e antirreflexo exigiu o desenvolvimento de uma nova tecnologia de aplicação de revestimentos. Esse processo envolve a criação de uma nanoestrutura no revestimento antiembaçante, seguida pela criação de uma segunda nanoestrutura por cima.
A tecnologia permite ajustar os índices de refração das nanoestruturas para ajustar o projeto da nanoestrutura dupla e obter uma reflexão muito baixa em uma ampla faixa espectral. Atualmente, a equipe está investigando a possibilidade de transferir o sistema de revestimento para outras áreas, como sistemas de iluminação adaptáveis no setor automotivo e câmeras.

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