Os motoristas podem lamentar gastar dinheiro para percorrer uma estrada com um pedágio associado, mas acontece que isso pode ser benéfico para o meio ambiente, principalmente se o caminhão usar essas rotas.
De acordo com pesquisadores da Universidade Politécnica de São Petersburgo, que criaram um método para determinar quantas paradas os caminhões fazem para transportar e entregar mercadorias. Os carros são as principais fontes de poluição do ar na Rússia e no mundo. A situação piorou quando carros e caminhões são obrigados a parar e sair por causa de semáforos, engarrafamentos e outras obstruções em sua rota.
As estradas com pedágio reduzem a parada e o deslocamento de carros e caminhões
Digite estradas com pedágio. Eles são projetados para ganhar dinheiro, mas também para manter o tráfego fluindo, reduzindo a quantidade de tempo que um veículo ou caminhão diminua a velocidade ou fica ocioso. As empresas de caminhões focadas em economizar dinheiro costumam escolher rotas regulares, contornando as estradas com pedágio. Mas essas estradas geralmente passam por cidades e assentamentos, fazendo com que os motoristas diminuam a velocidade e parem com frequência, o que queima mais combustível e prejudica o meio ambiente.
Para incentivar mais empresas de caminhões a usar as estradas com pedágio, os pesquisadores criaram um método para calcular quantas paradas o caminhão faz ao longo de suas rotas normais, que incluem semáforos e engarrafamentos. Seus cálculos concluíram que o uso de rodovias com pedágio não é apenas mais ecológico, mas também pode economizar o dinheiro das empresas de caminhões. Muitas empresas não percebem ou esquecem que as rodovias com pedágio reduzem a quantidade de consumo de combustível e o tempo necessário para transportar as mercadorias, cancelando as taxas associadas às rodovias com pedágio. A pesquisa foi publicada na revista E3S Web of Conferences.
“Utilizando o novo modelo, estudamos certas vantagens das rodovias com pedágio que faltam nas rodovias. A idéia era mostrar às empresas de transporte que os pedágios podem ser menores do que os custos incorridos ao usar rodovias regulares”, disse Nikita Lukashevish, professora assistente da Escola Superior de Administração e Negócios, Instituto de Gestão Industrial, Economia e Comércio SPbPU em um comunicado à imprensa destacando a pesquisa.
Os pesquisadores garantiram que o método que eles criaram fosse fácil de usar, para que as empresas de caminhões pudessem adotá-lo. Eles usaram o aplicativo Yandex.Traffic, que fornece informações sobre o tamanho dos engarrafamentos e a velocidade dos veículos em movimento. Os pesquisadores disseram que os dados dos sistemas GLONASS e GPS são necessários para obter ampla adoção de seu método.
“As empresas de transporte podem ajudá-lo, já que muitos caminhões têm esses sistemas instalados a bordo. No futuro, as empresas poderão usar esse método para desenvolver as rotas mais eficientes”, disse Egor Temirgaliev, professor da Escola Superior. de Gerenciamento e Negócios, Instituto de Gerenciamento Industrial, Economia e Comércio SPbPU no mesmo press release.
Achou útil essa informação? Compartilhe com seus amigos! xD
Deixe-nos a sua opinião aqui nos comentários.