De acordo com um novo estudo da Universidade de Munique Ludwig-Maximilians, na Alemanha, os alunos de uma escola alemã que puderam optar por começar a aula uma hora mais tarde tiveram excelentes benefícios para o sono, o que levou a uma melhor saúde.

Horário flexível 

Uma escola na Alemanha fez uma mudança excepcional no seu horário: deixou alunos do ensino médio decidirem se queriam ou não participar da primeira aula do dia. Caso não quisessem, podiam chegar uma hora mais tarde.

A programação flexível é possível porque a escola adotou o que é chamado de “Plano Dalton” – inclusive, ganhou o Prêmio de Escola Alemã em 2013 por tal programa.

Um componente importante desse plano, que nasceu nos Estados Unidos, é que os alunos devem cumprir partes do currículo escolar de forma independente, na forma de projetos.

A escola destina 10 horas por semana para essas atividades, metade das quais na primeira aula da manhã. Os alunos que pularem esta aula devem trabalhar no projeto nos seus tempos livres.

Metodologia de ensino

Os pesquisadores alemães estudaram alunos das três séries do ensino médio, com idades de 15 a 19 anos, três semanas antes e seis semanas depois da introdução de tal sistema flexível.

Os participantes precisavam anotar seus padrões de sono diariamente, e metade deles foi equipada com monitores de sono.

No final do experimento, os participantes falaram sobre a qualidade de seu sono, seu nível geral de satisfação e capacidade de concentração nas aulas.

Resultados obtidos

Os cientistas ficaram inicialmente surpresos com o fato de os alunos usarem pouco a opção de começar as aulas mais tarde – em média, optaram por perder a primeira aula duas vezes por semana.

Nestes dias, os alunos dormiam uma hora a mais do que o normal.

Segundo os pesquisadores, quase todos os alunos envolvidos no projeto se beneficiaram de começar as aulas mais tarde. Enquanto a mudança não levou a um aumento significativo na duração do sono dos alunos, eles ficaram mais satisfeitos. A maioria relatou que dormia melhor e era mais capaz de se concentrar no conteúdo escolar.

“Talvez o fato de que alguém possa decidir por si mesmo quando acordar de manhã seja suficiente para interromper o ciclo e reduzir a pressão”, disse uma das autoras do estudo, Eva Winnebeck.

Quão importante é o sono

As consequências da deficiência de sono em alunos são bem conhecidas pela ciência, incluindo uma redução na habilidade de concentração e um risco maior de acidentes.

As escolas também têm reportado maiores riscos de depressão, obesidade, diabetes e outras doenças metabólicas crônicas.

Ainda de acordo com a equipe alemã, os sistemas de horário escolar flexíveis são uma alternativa viável para melhorar o sono dos adolescentes.

Um artigo sobre a pesquisa foi publicado na revista científica Sleep e HS.

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