Engenharia é:Engenharia é:
  • Tecnologia
  • Colunas
  • Ciência
  • Energia Verde
  • Smart Car
  • Smart City
  • Mais
    • Arquitetura
    • Bolsas de Estudo
    • Curiosidades
    • Educação
    • Engenharia Disruptiva
    • Engenharia em Pauta
    • Estágio Sem Fronteiras
    • Guia de Engenharia
    • Meio Ambiente
    • Mercado
    • Personalidade
    • Toda a Matemática
    • Vagas de Emprego
    • Viral
Artigos Mais Recentes

Tesla compartilha arquitetura 48V com outros fabricantes de automóveis para impulsionar a indústria

7 de dezembro de 2023

CEO da Stellantis afirma que veículos elétricos precisam ser acessíveis e lucrativos

7 de dezembro de 2023

CEO da GM está ‘desapontada’ com a produção de veículos elétricos, afirma que modelos acessíveis impulsionarão a adoção

7 de dezembro de 2023

Tesla começa a vender Cybertruck por US$ 120.000

6 de dezembro de 2023

Proposta busca integrar a teoria espaço-tempo de Einstein com a mecânica quântica

6 de dezembro de 2023
Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest YouTube LinkedIn Telegram
Engenharia é:Engenharia é:
  • Tecnologia

    Tesla compartilha arquitetura 48V com outros fabricantes de automóveis para impulsionar a indústria

    7 de dezembro de 2023

    Revelação Surpreendente: Grafeno Perde Título de Melhor Condutor de Calor Mundial

    6 de dezembro de 2023

    Despedida ao spam? Gmail apresenta melhoria de 38% na detecção de emails indesejados

    6 de dezembro de 2023

    Trator autônomo ergue muro de pedra sem intervenção humana

    5 de dezembro de 2023

    Lenovo revela o Chromebox Micro, um “mini Chromebook” compacto, menor que um celular

    5 de dezembro de 2023
  • Colunas

    Tesla começa a vender Cybertruck por US$ 120.000

    6 de dezembro de 2023

    Descubra os idiomas mais populares de 2023 revelados pelo Duolingo

    6 de dezembro de 2023

    Mina da Braskem em Maceió apresentou deslocamento superior a 1 metro em 48 hr

    1 de dezembro de 2023

    ITA disponibiliza 10 Cursos Online Gratuitos na Coursera com Certificado

    30 de novembro de 2023

    Desmistificando: É verdade que o uso de celular em postos de gasolina pode causar explosões?

    30 de novembro de 2023
  • Ciência

    Proposta busca integrar a teoria espaço-tempo de Einstein com a mecânica quântica

    6 de dezembro de 2023

    Penas de pássaro servem de fonte para o desenvolvimento de materiais inovadores destinados a baterias e filtros

    6 de dezembro de 2023

    Dispositivo óptico-mecânico impulsiona avanço em redes quânticas

    5 de dezembro de 2023

    Ferramenta quântica abre caminho para fenômenos inexplorados

    1 de dezembro de 2023

    Ondas cerebrais do sono podem proteger contra epilepsia. Descubra como!

    30 de novembro de 2023
  • Energia Verde

    CEO da Stellantis afirma que veículos elétricos precisam ser acessíveis e lucrativos

    7 de dezembro de 2023

    CEO da GM está ‘desapontada’ com a produção de veículos elétricos, afirma que modelos acessíveis impulsionarão a adoção

    7 de dezembro de 2023

    Carros elétricos despertam maior interesse entre os jovens

    5 de dezembro de 2023

    Detroit Instala a Primeira Via Pública de Carregamento Sem Fio para Carros Elétricos nos EUA

    1 de dezembro de 2023

    Usinas hídricas agora respondem por menos de 50% da matriz elétrica do Brasil

    1 de dezembro de 2023
  • Smart Car

    Omoda | Jaecoo oficializa chegada ao mercado brasileiro em 2024

    23 de novembro de 2023

    Descubra o Xiaomi SU7, o Pioneiro Carro Elétrico da Marca

    18 de novembro de 2023

    BYD Seagull: Descubra o Inovador Carro Elétrico por R$ 50.000 que Chegará ao Brasil em 2024

    14 de novembro de 2023

    Carros elétricos chineses lideraram as vendas no primeiro semestre

    8 de novembro de 2023

    Honda consolida sua presença no mercado de veículos elétricos de duas rodas; saiba mais

    7 de novembro de 2023
  • Smart City

    Classificação destaca as cidades mais inteligentes do Brasil – Será que a sua está na lista?

    19 de setembro de 2023

    Assim serão as primeiras cidades governadas com ajuda da inteligência artificial

    4 de março de 2023

    Florianópolis lança programa de incentivo financeiro para cuidados com o bairro

    2 de março de 2023

    Como Taiwan quer transformar suas estações de metrô em fazendas verticais

    11 de janeiro de 2023

    Fujisawa SST: conheça a cidade inteligente e sustentável do Japão

    10 de janeiro de 2023
  • Mais
    • Arquitetura
    • Bolsas de Estudo
    • Curiosidades
    • Educação
    • Engenharia Disruptiva
    • Engenharia em Pauta
    • Estágio Sem Fronteiras
    • Guia de Engenharia
    • Meio Ambiente
    • Mercado
    • Personalidade
    • Toda a Matemática
    • Vagas de Emprego
    • Viral
Engenharia é:Engenharia é:
Início»Editorial»Colunas»FAB ganha novo avião e retoma atividades de transporte estratégico
Colunas

FAB ganha novo avião e retoma atividades de transporte estratégico

Ademilson RamosPor Ademilson Ramos26 de julho de 2022
WhatsApp Telegram Facebook Twitter LinkedIn Pinterest E-mail.
A Força Aérea Brasileira (FAB) ganhou mais uma aeronave. O Airbus A330-200 foi incorporado, hoje (26), ao 2º Esquadrão do 2º Grupo de Transporte (2º/2º GT), o Esquadrão Corsário, durante cerimônia na Base Aérea do Galeão, com a presença do comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do ar Carlos de Almeida Baptista Júnior.
WhatsApp Telegram Facebook Twitter LinkedIn Pinterest E-mail.

A Força Aérea Brasileira (FAB) ganhou mais uma aeronave. O Airbus A330-200 foi incorporado ao 2º Esquadrão do 2º Grupo de Transporte (2º/2º GT), o Esquadrão Corsário, durante cerimônia na Base Aérea do Galeão, com a presença do comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do ar Carlos de Almeida Baptista Júnior.

Na Aeronáutica, o avião nomeado como KC-30, passará a voar como FAB 2901. A aeronave operava na companhia aérea Azul com a denominação PR-AIS, e passou por um processo de substituição de pintura na Irlanda ganhando a tradicional cor cinza dos aviões da força brasileira.

Esse é o primeiro dos dois jatos da FAB adquiridos após a assinatura, em abril, de um contrato com a Azul Linhas Aéreas. O A330-200, compatível com uma transformação para a versão militar MRTT, chegou ontem (25) ao Brasil, vindo de Victorville, nos Estados Unidos, e pousou pouco antes das 7h, no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, São Paulo, de onde partiu para ser apresentado nesta terça-feira no Rio de Janeiro.

De acordo com a FAB, a aeronave KC-30 será o maior vetor já operado pela força e “trará de volta a capacidade de transporte estratégico para o país, podendo transportar 250 passageiros e voar até 8.000 milhas náuticas, além de poder realizar reabastecimentos de outras aeronaves em voo (Revo)”.

Conforme a Força Aérea, em toda a sua história, apenas o Boeing KC-137, que voou pela última vez em 2013, foi capaz de cumprir missões estratégicas. “Com a nova aquisição, a FAB une as possibilidades do Embraer KC-390 Millennium às características de emprego estratégico do KC-30, resultando em um significativo incremento em sua operacionalidade”.

A segunda aeronave, o G-POWX da companhia de leasing Titan Airways, foi adquirida pela Azul no mercado internacional para o cumprimento do contrato, e será o futuro FAB 2902. Os dois aviões pertenceram à companhia Avianca Brasil, que deixou de operar no país após processo de falência.

A expectativa do comandante da Aeronáutica, Baptista Júnior, é que esse avião seja entregue à força ainda este ano.

Segundo a Força Aérea Brasileira, o Esquadrão Corsário não voa desde julho de 2019, quando sua última aeronave, um Boeing 767, com matrícula FAB 2900, foi devolvido ao seu proprietário. O esquadrão estava há cerca de três anos parado quando o Boeing 767 chegou em 2016. Em 2013, a FAB aposentou os mais famosos vetores do Corsário, os Boeing 707, chamados de KC-137, e apelidados de Sucatão.

O comandante da Aeronáutica citou o escritor alemão Johann Goethe, que, segundo ele, dedicou parte de sua obra a ensinar o poder dos sonhos, dos desejos e das aspirações nas realizações humanas por mais difíceis que possam parecer, para descrever o sentimento que tem com a aquisição das duas aeronaves.

“O que seria este momento para cada um de nós que celebramos a incorporação desta bela aeronave à Força Aérea Brasileira, que não a consecução de um sonho coletivo, vivido por todos nós que compreendemos a importância de uma plataforma estratégica de transporte de cargas e de pessoal e de abastecimento em voo, inexistente em nossa frota pelos últimos 10 anos. Sim, um sonho que não foi apenas dos corsários do 2º [Esquadrão do] 2º Grupo de Transporte, unidade que viu suas aeronaves KC-137 serem abruptamente desativadas e o leasing do FAB 2900 ser descontinuado. Sim, um sonho que eu e tantos outros dentro e fora da FAB jamais deixamos de sonhar”, disse, acrescentando que jamais teve dúvida de que seria realizado o sonho de ter novamente aeronaves na unidade.

No fim da cerimônia, o novo avião, que já tinha feito um sobrevoo, taxiou e depois de receber o tradicional jato de água dos bombeiros parou na pista, onde foi batizado com champagne pelo comandante Baptista Júnior. Os convidados da solenidade puderam visitar a aeronave para conhecer o seu interior e tirar fotos com integrantes do 2º Esquadrão do 2º Grupo de Transporte. Muitos deles estavam acompanhados da família.

De acordo com Agência Brasil.

Achou útil essa informação? Compartilhe com seus amigos! ?

Deixe-nos a sua opinião aqui nos comentários.

  • Produtos Apple mais vendidos no Brasil
  • Produtos Samsung mais vendidos no Brasil
  • Produtos Xiaomi mais vendidos no Brasil
  • Produtos eletrônicos mais vendidos no Brasil
engenharia engenharia é engenhariae FAB FAB avião
Compartilhe. WhatsApp Telegram Facebook Twitter LinkedIn Pinterest E-mail.
artigo anteriorTécnica pode ajudar a prever períodos de seca no Brasil
Próximo artigo Nova Carteira de Identidade Nacional começa a ser emitida a partir de hoje
Ademilson Ramos
  • Site
  • Facebook
  • X (Twitter)
  • Instagram
  • LinkedIn

Nascido no interior de Minas Gerais, foi seminarista em uma congregação francesa, mas viu que sua vocação é ser engenheiro. Graduado em Engenharia Eletrônica pela Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI e cursando MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getulio Vargas - FGV. Criou o Engenharia é: exatamente às 11:28, no dia 2 de agosto de 2011. Você pode falar comigo pelo email: ademilson@engenhariae.com.br

Publicações relacionadas

Colunas

Tesla começa a vender Cybertruck por US$ 120.000

6 de dezembro de 2023
Colunas

Descubra os idiomas mais populares de 2023 revelados pelo Duolingo

6 de dezembro de 2023
Colunas

Mina da Braskem em Maceió apresentou deslocamento superior a 1 metro em 48 hr

1 de dezembro de 2023
Colunas

ITA disponibiliza 10 Cursos Online Gratuitos na Coursera com Certificado

30 de novembro de 2023
Colunas

Desmistificando: É verdade que o uso de celular em postos de gasolina pode causar explosões?

30 de novembro de 2023
Colunas

A revolução cultural e tecnológica dos cassinos online no Brasil

30 de novembro de 2023
Colunas

Kit de ferramentas da NASA perdido pela Estação Espacial Internacional flutua no espaço

23 de novembro de 2023
Colunas

Os Favoritos dos Brasileiros: Uma Análise dos Tipos de Poker Mais Populares

23 de novembro de 2023
Colunas

Toyota encerra 61 anos de história em São Bernardo do Campo ao demitir últimos funcionários

22 de novembro de 2023
Adicione um comentário

Deixe uma resposta Cancelar resposta

Artigos Mais Recentes

Tesla compartilha arquitetura 48V com outros fabricantes de automóveis para impulsionar a indústria

7 de dezembro de 2023

CEO da Stellantis afirma que veículos elétricos precisam ser acessíveis e lucrativos

7 de dezembro de 2023

CEO da GM está ‘desapontada’ com a produção de veículos elétricos, afirma que modelos acessíveis impulsionarão a adoção

7 de dezembro de 2023
Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest YouTube LinkedIn
  • Anuncie
  • Privacidade
© 2023 Ademilson Tiago de Miranda Ramos - ME.

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.

Gerenciar Consentimento de Cookies

Nosso site utiliza tecnologias como cookies para melhorar a sua navegação.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}