Acordar de manhã pode ser bastante difícil e tentar se concentrar no seu trabalho sem um café é ainda mais difícil.

Quando você é adulto, não é tão fácil reservar um tempo para tudo na sua vida. Crianças, vida social, trabalho, todas as coisas com as quais você está tentando lidar se tornam uma grande bagunça e você não sabe mais o que fazer; então você toma um café porque, ao dormir menos, pode dedicar mais tempo a praticamente tudo.

Mas o café não é exatamente o seu melhor amigo. Pode ser saudável quando consumido o suficiente, mas pode causar alguns problemas de saúde quando consumido muito.

Máximo de 400 miligramas de cafeína por dia é seguro para adultos. Isso quase equivale a quatro xícaras de café. E beber mais de 4 xícaras de café pode causar enxaqueca, insônia, nervosismo, inquietação e muito mais.

Um estudo chamado “Um modelo unificado de desempenho para prever os efeitos do sono e da cafeína“, que fornece “o primeiro modelo matemático a prever o desempenho do tempo de reação humano em uma ampla gama de horários de sono e doses de cafeína, tanto em laboratório quanto em campo.”

Bill Murphy Jr. da Inc. conversou com o Dr. Jaques Reifman do Comando de Materiais e Pesquisa Médica do Exército dos EUA em Fort Detrick, ele disse: “Isso está alavancando 10 anos de pesquisa sobre privação de sono. Como os humanos respondem à privação contínua de sono de 60 horas? Como isso é diferente de quando você dorme três horas por noite durante 10 dias?… O que somos fazer aqui agora é desenvolver equações matemáticas que descrevam o fenômeno”.

Nesta pesquisa, 14 combinações distintas de condições de perda de sono e dose de cafeína foram usadas para prever o desempenho médio do grupo.

No estudo, a quantidade de cafeína que uma pessoa “privada de sono” comum em diferentes situações teria que consumir para sentir que tinha oito horas de sono.

De acordo com a pesquisa,

  • Se você dormir cinco horas por noite, prefira duas xícaras de café fraco ao acordar e outras duas após quatro horas
  • Se você dorme bastante, mas trabalha no turno da noite, beba duas xícaras de café fraco antes de começar o turno
  • Se você não vai dormir muito por um dia ou dois, você deve tomar 2 xícaras de café à meia-noite, 4 da manhã e 8 da manhã.

Reifman diz que você deve ter certeza de não tomar mais cafeína do que 400 miligramas ao mesmo tempo, o objetivo deve ser o de obter o máximo benefício da cafeína.

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