Image: Pixabay

Você já sabe que não basta apenas fazer um investimento ou seguir tendências do mercado para que seu empreendimento se torne um grande sucesso. Hoje em dia, uma grande ideia, principalmente se for ligada à tecnologia de ponta, é primordial para que um negócio alcance os objetivos previstos e até os ultrapasse.

Neste novo século, de rápidos avanços na internet, as grandes empresas ligadas a este setor estão dominando o mercado. Muitas já comprovaram que vieram para ficar e além disso, expandiram-se em pouquíssimo tempo. O investimento para esse tipo de negócio é muito menor do que uma empresa física, e a perspectiva de crescimento é enorme.

Construir uma startup na web requer entender muito do assunto, ter visão do empreendimento e principalmente estudar e elaborar um bom plano de negócio em se tratando de uma nova ideia. E as novidades são sempre muito bem-vindas, pois um segmento já estabelecido tem muitos concorrentes e fica mais difícil obter sucesso. Áreas novas, sem concorrência, têm um bom potencial de desenvolvimento no futuro.

Uma boa dica para principiantes é fazer um curso de marketing digital para atualizar as novidades sobre divulgação online, mesmo que este setor fique a cargo de outra empresa. Hoje, ações de divulgação são um dos melhores aliados do negócio.

Casos de empresas bem sucedidas não faltam. Muitas já usamos no nosso dia a dia, e entre elas estão as que atuam como aplicativos para smartphones, que conseguiram ter uma grande expansão, em curto período. A PedidosJá é um dos exemplos de sucesso rápido de um app de pedido de comida.

Apesar de ter enfrentado concorrência, o setor ainda não estava saturado e permitia inovação. É um dos maiores apps da América Latina, com mais de 15 mil restaurantes cadastrados. A empresa começou em Montevidéu e se expandiu para outros países, recebendo, inclusive, investimentos do exterior, como da alemã Delivery Hero.

Com poucos anos no mundo virtual, trabalha com um modelo de negócio para multiplicar seus milhões de downloads. Outra importante ação da companhia foi participar como membro da ALAI (Associação Latino Americana de Internet), organização sem fins lucrativos que cuida e promove o crescimento do setor na região.

O Uber, serviço de transporte de passageiros que usa carros com motoristas, similar ao táxi, se destacou por oferecer um diferencial competitivo que é o preço muito inferior aos serviços de táxi comuns. Foi criado em 2009, no Vale do Silício, Califórnia, Estados Unidos. O cliente baixa o app e faz o pedido pelo celular, com pagamento da corrida via cartão de crédito, diretamente no aplicativo. Uma porcentagem do valor cobrado pelo motorista fica com a empresa. É uma das startups mais valiosas da história.

Achou útil essa informação? Compartilhe com seus amigos! xD

Deixe-nos a sua opinião aqui nos comentários.