1- JAC iEV20 (R$ 159.900)

Para quem está de olho em um elétrico para comprar, reunimos os 11 modelos 100% elétricos mais baratos do Brasil.

Em comum, esses modelos possuem a emissão zero de poluentes, o baixíssimo nível de ruído, a recarga de 80% da bateria em até uma hora com carregadores rápidos e a disponibilidade de equipamentos portáteis de recarga vendidos separadamente. A maiorias carros elétricos que vamos listar aqui também possui tecnologia que transforma a energia térmica produzida no acionamento do freio em energia elétrica para alimentar a bateria.

1- JAC e-JS1 R$ (154.890)

Autonomia: 302 km e Motor: 61cv e 15,3 kgfm de torque

O e-JS1 é uma atualização do iEV20. A base do carro é a mesma do iEV20, ou seja, a do JAC J2, vendido no Brasil entre 2012 e 2016. O motor é ligeiramente mais modesto, com 61cv e 15,3 kgfm de torque. Apesar de bateria de fosfato-lítio ter menor capacidade, a autonomia dos dois modelos é praticamente a mesma, com 302 km no ciclo NEDC. Esse novo carro é produzido pela SOL, uma joint-venture entre a JAC e a Volkswagen na China. As encomendas do E-JS1 começam a ser entregues em outubro.

2- JAC iEV20 (R$ 159.900)

Autonomia: 300 km (Sport) e 400 km (Low) Motor: 68cv e 21,9 kgfm de torque

Aclamado por vários veículos de imprensa como o carro elétrico “mais barato do Brasil”. É um carro urbano e compacto, adequado para os trajetos diários em grandes cidades. Possui central multimídia, bancos de couro e volante multifunção, mas o porta-malas é pequeno, apenas 121 litros. Velocidades máximas de 112 km/h (modos Electric e Sport) e 63 km/h (modo Low).

3- Caoa Chery Arrizo 5e (R$ 159.900)

Autonomia: 322 km e Motor: 122cv e 28,1 kgfm de torque

O primeiro carro elétrico da marca a chegar por aqui. Possui as mesmas dimensões do modelo a combustão, inclusive no volume do porta-malas que é de 430 litros. Vai de 0 a 50 km/h em 4,8 segundos. O conforto interno é garantido pela central multimídia e pelo teto solar. Sua velocidade máxima é de 100 km/h no modo Eco, que traz economia de energia e 152 km/h no modo Sport, que por sua vez traz respostas mais ágeis.

4- JAC iEV40 (R$ 189.900)

Autonomia: 300 km e Motor: 115cv e 27,5 kgfm de torque

O modelo se destaca pelo seu amplo espaço interno e pelo porta-malas de 430 litros. Vai de 0 a 100 km/h em 12 segundos e atinge a velocidade máxima de 130 km/h. Conta com assistência para rampas, freios ABS com EBD, alerta sonoro para pedestres, sensor de estacionamento, central multimídia e outros benefícios. O alto torque garante uma aceleração rápida.

5- Renault Zoe E-Tech Zen (R$ 204.990)

Autonomia: 385 km e Motor: 135cv e 25 mkgf

O Zoe foi o primeiro carro elétrico a ser vendido no país, isso lá em 2018. A versão E-Tech refinou a parte interna, com ar-condicionado digital, volante com ajuste de altura e também de profundidade, central multimídia, freio de estacionamento eletrônico com função Auto Hold, câmbio com alavanca joystick, bancos largos e acabamento de tecido no centro do painel. Vai de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos e atinge velocidade máxima de 140 km/h.

6- JAC E-JS4 (R$ 249.900)

Autonomia: 420 km e Motor: 150cv e 34,5 kgfm

Se destaca pelo design, com rodas de liga leve, lanternas de LED unidas por uma faixa e luzes diurnas mais abaixo. Por dentro, temos teto solar, botão seletor de marcha e central multimídia. Vai de 0 a 100 km/h em 7,5 segundos e atinge velocidade máxima de 150 km/h. O custo por quilômetro rodado é de apenas 9 centavos, segundo a montadora.

7- Chevrolet Bolt Premier (R$ 274.000)

Autonomia: 416 km e Motor: 203cv e 36,7 kgfm de torque

Suas medidas são semelhantes às do Chevrolet Onix, um dos carros mais vendido do Brasil, o Bolt se destaca por ser espaçoso e confortável, incluindo um porta-malas de 478 litros. Possui vários recursos de segurança, como dez airbags, frenagem automática de emergência em baixa velocidade, assistentes de pontos cegos, aviso de tráfego traseiro e sistema de identificação de pedestres. Seu 0 a 100 km/h é em 7,3 segundos e atinge velocidade máxima de 146 km/h.

8- Nissan Leaf (R$ 277.990)

Autonomia: 240 km e Motor: 149cv e 32,6kgf/m de torque

Um dos elétricos mais vendidos no mundo, o Leaf é um hatch compacto que prioriza o motorista com alavanca do câmbio em formato de joystick. Possui câmera de 360° para manobras e alertas de ponto cego e de tráfego cruzado. Para o entretenimento, vem com central multimídia, seis alto-faltantes e subwoofer. Vai de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos e velocidade máxima de 144 km/h.

9- JAC iEV330P (R$ 299.900)

Autonomia: 320 km e Motor: 150 cv e 33,7 kgfm

A primeira picape elétrica à venda no Brasil. Seu foco é o trabalho: aguenta cargas de até 800 kg. Por dentro, tirando a central multimídia, os recursos são espartanos: piloto automático, freios ABS, airbag duplo frontal, ar-condicionado, volante com regulagem de altura e farol de neblina.

10- BMW i3 (R$ 304.950)

Autonomia: 335 km no ciclo NEDC e 285 km no ciclo WLTP e Motor: 170cv e torque de 25,5 mkgf

Este hatch é um modelo de luxo com muitos destaques no visual, como as rodas de liga leve, teto solar, os faróis full-LED, o sistema de áudio Harman Kardon e o acabamento em couro e eucalipto no painel. Entretanto, o mais curioso são as portas traseiras, do tipo “suicida”, que possuem dobradiças na parte de trás, de modo que as duas portas, traseira e dianteira, abrem como se fosse um armário. O torque instantâneo faz com que a aceleração de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos divulgada pela montadora seja sentida facilmente. Velocidade máxima de 150 km/h.

11- Jaguar I-Pace S (a partir de de R$ 508.000)

Autonomia: 400 km e Motor: 400cv e torque de 70 kgfm

Este SUV se destaca pelo seu acabamento refinado, com rodas de 22 polegadas com desenho exclusivo, grade preta, lanternas afiladas em LED e o logo da marca na traseira. Por dentro, bancos com aquecimento e resfriamento, central multimídia de duas telas, câmbio com botões e muito espaço. Com quatro motores elétricos, vai de 0 a 100 km/h em menos de cinco segundos.

Achou útil essa informação? Compartilhe com seus amigos! 🙂

Deixe-nos a sua opinião aqui nos comentários.