A substituição de carros a combustão por elétricos está se tornando cada vez mais uma tendência mundial. De acordo com o relatório divulgado pela BNEF – BloombergNEF, os VEs – veículos elétricos – serão responsáveis por 10% das vendas até 2025, com esse número aumentando para 28% até 2030 e 58% até 2040.
De acordo com tal premissa, e como parte dos planos de ter metade de frota operando com energia limpa e sustentável até 2023, a cervejaria Ambev anunciou que fechou parceria com a startup brasileira FNM – Fábrica Nacional de Mobilidades, e com a montadora nacional Agrale para produção de mil veículos elétricos, dentre eles caminhões e vans.
Segundo a fabricante de bebidas, cada automóvel irá contribuir com a redução de 126 mil quilos de CO₂ a cada ano. O veículo piloto fará rotas de entrega no Rio de Janeiro, com autonomia de até 100 quilômetros por dia.
No caso do reabastecimento, o mesmo será feito em pontos de recarga em centros de distribuição da empresa, que usam energia solar fotovoltaica.
A Ambev, que possui um frota com mais de 5.300 caminhões, planeja reduzir em 25% a emissão de CO₂ em toda sua cadeia até 2025.
A companhia diz ainda uma parceria com empresas de energia solar de Minas Gerais e vai disponibilizar aos bares e restaurantes mineiros energia limpa, renovável e até 15% mais barata do que eles pagam atualmente.
Em dezembro de 2020, também inaugurou a primeira usina solar em Goiás. A planta irá abastecer os quatro centros de distribuição da Ambev localizados naquela região. Os painéis instalados em formato do símbolo da cerveja Budweiser estão distribuídos em uma área de 4 mil m² com 340 kWp de potência.
Além disso, anunciou que está investindo na startup Lemon Energia, que conecta usinas fotovoltaicas e eólicas à rede das distribuidoras de energia.
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