A Hyundai revelou oficialmente o Ioniq 5, seu primeiro carro elétrico em uma série de veículos elétricos de próxima geração sob sua nova submarca Ioniq.
A montadora pode ter acertado por ser um veículo elétrico “fora da caixa” e com especificações e recursos atraentes.
Design Hyundai Ioniq 5
A Hyundai confirmou que seria baseado no anteriormente revelado “Concept 45”, e eles já haviam revelado algumas imagens da versão de produção.
Mas a revelação completa do carro elétrico nos dá a melhor visão do Ioniq 5 até agora e revela um design “fora da caixa” que traz algo que parece novo para a indústria.
Parece um veículo em que se encaixa entre um pequeno hatchback e um CUV (Crossover Utility Vehicle):
O Ioniq 5 apresenta algumas linhas muito simples com um toque de aparência cyberpunk sem realmente ser muito pouco convencional.
Por exemplo, o painel frontal não apresenta uma grade ou grade falsa, o que se tornou comum no design de veículos elétricos, e ainda assim, a extremidade dianteira se encaixa no veículo.
Quanto ao interior, a experiência é construída em torno de duas grandes telas na frente do motorista e o que a Hyundai chama de um confortável “living space”.
Hyundai Ioniq 5 especificações e recursos
As coisas ficam ainda mais interessantes aqui porque esta é a primeira olhada nas especificações do primeiro veículo usando a nova Plataforma Modular Elétrica Global da Hyundai (E-GMP).
Espera-se que vários outros veículos sigam o Ioniq 5, mas as especificações do CUV elétrico são encorajadoras.
A Hyundai pode usar o E-GMP para oferecer várias configurações diferentes e, no caso do Ioniq 5, a Hyundai adotou uma abordagem semelhante à Tesla e oferece uma bateria de alcance padrão ou de longo alcance e opção AWD ou RWD.
Ao contrário do Tesla, a Hyundai está oferecendo as diferentes opções de trem de força em ambas as baterias, que são 58 kWh para a faixa padrão, e para a longa faixa, 72,6 kWh, exceto na América do Norte, onde a Hyundai fará a bateria de longa distância do Ioniq 5, 77,4 kWh.
A montadora não confirmou o alcance para todas as diferentes configurações, mas confirmou cerca de 470 km de autonomia com uma única carga para o RWD com bateria de longo alcance de 72,6 kWh.
Com mais 5 kWh na opção de bateria de longo alcance da América do Norte, a classificação da EPA poderia ser superior a 470 km de autonomia.
Aqui estão as outras especificações para as diferentes configurações:
Quanto ao carregamento, o Ioniq 5 suporta infraestrutura de carregamento de 400V e 800V e pode carregar rapidamente em CC de até 350 kW. Hyundai diz que isso significa que pode recarregar de 10% a 80% em apenas 18 minutos.
A montadora sul-coreana havia confirmado anteriormente que o veículo também seria equipado com um carregador bidirecional, permitindo recursos de “veículo para carga”. Com um plugue que pode suportar 3,6 kW a 240V. Isso é o suficiente para alimentar algumas casas em um apagão.
A Hyundai também anunciou que o Ioniq 5 terá uma opção de “teto solar”, mas não divulgou muitos detalhes.
Preço e disponibilidade do Hyundai Ioniq 5
Infelizmente, a Hyundai não confirmou o preço ainda, mas espera-se que comece em cerca de US$ 30.000, e pode subir um pouco mais para US$ 40.000 para uma versão totalmente equipada.
Quanto à disponibilidade, a Hyundai apenas confirmou que o Ioniq 5 estará “disponível em regiões selecionadas a partir do primeiro semestre de 2021”.
Espera-se que essas “regiões selecionadas” sejam a Coreia e provavelmente alguns mercados europeus.
Assista ao lançamento do Ioniq 5 abaixo:
Achou útil essa informação? Compartilhe com seus amigos! ?
Deixe-nos a sua opinião aqui nos comentários.