Com a evolução tecnológica atual, que cresce exponencialmente, não basta aprender. É fundamental “aprender a aprender”! Não aceitamos, em nossa escola, os conceitos normalmente empregados na maioria das atuais instituições de ensino, de “treinamento” e conhecimento colocados em compartimentos estanques… É preciso desenvolver o conhecimento sistêmico e conjunto do qual a engenharia moderna necessita; e este é o nosso principal paradigma educacional!
Estamos preocupados em de fato “aprender”, e não de apenas sermos “treinados”. Assim, saberemos fazer as diversas coisas que o mundo moderno nos impõe para nele viver com proveito e sucesso. Logo, nosso conteúdo contém apenas as bases da “ciência engenharia”, com suas atitudes e habilidades congêneres, e com muita firmeza; os detalhes tecnológicos são fornecidos, quando necessário, apenas para mostrar aos alunos o estado da arte.
E isto é feito principalmente com os alunos que estão ao final de sua preparação, apenas para ajudá-los no seu início de carreira. Daí para frente terão as ferramentas para caminhar sozinhos!
Este aspecto da metodologia de nossa escola é também a já citada preocupação sobre o desenvolvimento do autoconhecimento nos alunos. Constantemente, eles são levados a refletir sobre seus pensamentos e reações em relação às atividades e desafios programados para levá-los a este “estado de visão interior”.
Ou seja: que farei? como melhor enfrento este problema? como vou interagir com os que posso ajudar e que podem me ajudar? que poderei ensinar e aprender com isto? como posso melhorar minha empatia? Como poderei melhorar como pessoa e profissional com isto? Enfim, desenvolver um engenheiro mais conscientemente “humano”, é um dos pontos fortes de nossa escola…
Achou útil essa informação? Compartilhe com seus amigos! xD
Deixe-nos a sua opinião aqui nos comentários.