A BYD contará com uma frota de pelo menos 8 navios dedicados à exportação de seus carros. O primeiro já esteve no Brasil, enquanto o segundo acaba de ser finalizado pelo estaleiro Guangzhou Shipyard International.
O novo navio RoRo, utilizado para transporte de veículos, recebeu o nome de Hefei, em homenagem à capital da província de Anhui, na China, onde a BYD possui uma fábrica.
A embarcação tem 199,9 metros de comprimento e pode transportar até 7.000 carros por viagem. Com uma velocidade máxima de 34 km/h (18,5 nós), seus motores são capazes de utilizar tanto GNL (gás natural liquefeito) quanto óleo combustível.
Com a construção finalizada no estaleiro, o novo navio já está pronto para ser lançado ao mar. No entanto, ainda precisará passar por uma série de testes de desempenho e segurança, conforme as práticas padrão da indústria naval.
O crescimento das exportações de carros chineses nos últimos anos tem pressionado a logística marítima. Em 2023, o aluguel desses navios alcançou US$ 115.000 (R$ 628.300), um aumento de 576% em relação aos preços praticados em 2019.
Antecipando esse cenário, em 2021 a BYD encomendou a construção de quatro navios RoRo, ao custo de aproximadamente US$ 64 milhões (R$ 350 milhões) cada. Posteriormente, a empresa solicitou mais quatro navios, com capacidade para 9.500 veículos cada. Dessa forma, a BYD se preparou para atender à crescente demanda internacional.
Este ano marcou o início do aumento gradual do imposto sobre carros eletrificados importados. Como resposta, a BYD intensificou suas importações antes da elevação das tarifas, o que gerou um aumento nos custos de frete marítimo e ocasionou um pequeno conflito com outras importadoras, tanto do setor automotivo quanto de outros segmentos.
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