O minicarro exposto em um shopping de Fortaleza, Zhidou EEC L7e-80 chama a atenção das pessoas, afinal todos querem conhecer o modelo 100% elétrico e que será compartilhado.

“É um carro muito pequeno, ocupa um espaço bem menor na cidade. Poderia colocá-lo em qualquer lugar. Dá vontade de levar para casa. Quando eu e meu filho o vimos, disse que ele daria certinho para a gente”, conta o professor Assis Oliveira, de 41 anos.

Zidhou tem capacidade para carregar duas pessoas (motorista e carona), há outros modelos como ele como o BYD e6, mais espaçoso e que leva 5 pessoas. Ambos são importados da China e operam com placa de testes e experiência (placa na cor verde), pelo fato de ainda não serem homologados no Brasil.

O engenheiro da Prefeitura de Fortaleza responsável pelo projeto, Sued Lacerda, explica que a fase de testes serve exatamente para chamar a atenção da população e também para que os futuros usuários se familiarizem com os modelos e com a forma de funcionamento do sistema:

“Esta fase está sendo muito positiva. A população está muito curiosa e boa parte está interessada e procurando informações no estande. Já temos quase 200 cadastros. Eu acompanhei um usuário e ele ficou muito satisfeito e curioso pelo fato de o carro não fazer muito barulho. Gostou também da praticidade de o carro ser automático.”

Os testes foram feitos no modelo BYD e6. As portas do veículo são destravadas por um aplicativo e o carro começa a funcionar ao apertar em um botão na lateral do volante. No painel aparece as informações sobre a carga da bateria e o consumo em quilowatts (kW). A bateria do modelo leva 3 horas para carregar completamente e tem autonomia de 250 quilômetros. Outra diferença do modelo é o freio de mão, que fica do lado do pé esquerdo. E é por esses novos detalhes que o teste do modelo é obrigatório.

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