Você realiza uma compra online e descobre que a entrega vai ser feita em um dia em que não haverá ninguém em casa. Agora não será necessário cancelar o seu compromisso por isso: os Correios anunciaram uma opção chamada “Entrega no Vizinho” que, como o nome sugere, permite indicar a casa ao lado como destinatário alternativo.
Os Correios, de acordo com Tecnoblog, dizem que a novidade foi criada após ter sido sugerida muitas vezes por clientes. Faz sentido até para a própria empresa: a entrega no vizinho evita que os Correios tenham custos extras com a realização de outras tentativas de entrega, por exemplo.
Tudo o que o cliente precisa fazer é indicar no momento do endereçamento que o vizinho está autorizado a receber a entrega na ausência do destinatário. O número do imóvel desse vizinho também precisa ser informado, obviamente.
A nova opção não gera custo adicional e não altera o prazo de entrega, mas tem algumas regras. Para começar, a novidade só está disponível para remessas realizadas via PAC ou Sedex. Entretanto, apenas as etiquetas de endereçamento padronizadas pelos Correios – no PDF – serão aceitas.
Um porém: o vizinho indicado só pode estar a até duas casas à direita ou à esquerda do endereço do destinatário. A residência logo à frente também é aceita. Se for em um prédio, qualquer apartamento pode ser indicado.
O funcionamento do “Entrega no Vizinho” é simples: o carteiro tentará fazer a entrega no destinatário principal e, caso ninguém atenda, levará a remessa para o vizinho indicado no formulário.
Os Correios anunciaram também uma mudança no sistema de rastreamento de mercadorias: os clientes poderão ser informados sobre a data prevista de entrega de encomendas nacionais ou de remessas postais – econômicas e expressas. Por agora, essa função se limita a consultas web, mas em breve estará disponível nos aplicativos dos Correios.
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