A fabricante chinesa de veículos elétricos, Xpeng, começará a entregar seu rival mais barato ao Model 3 da Tesla, o P7.

De acordo com um anúncio da empresa feito no domingo passado, a Xpeng começou a entregar o veículo em toda a China, informa o South China Morning Post. Se você não conhece o P7, custa apenas US$ 32.470 em comparação aos US$ 38.350 do Model 3 (após subsídios), mas também tem 38 km a mais de autonomia que o Tesla.

O carro recebeu elogios brilhantes em uma recente primeira viagem do repórter Fully Charged Elliot Richards. Até mostra a abordagem de marketing de Xpeng, que inclui uma pessoa exibindo o carro ao lado de um Model 3 e apontando como o P7 é melhor.

É claro que Xpeng quer enfrentar Tesla e não tem medo de seguir seus passos para que isso aconteça. Mas não será fácil.

Xpeng e Tesla certamente tiveram um relacionamento interessante. Em várias ocasiões, a montadora chinesa foi acusada de copiar ou roubar a líder americana de veículos elétricos.

No mês passado, a Xpeng atualizou seu site para exibir seu novo P7, no entanto, todo o design da web foi fortemente inspirado por Tesla.

Colocar os sites Xpeng e Tesla lado a lado mostra algumas dicas de estilo assustadoramente semelhantes.

Antes disso, em 2019, a Tesla iniciou um processo judicial contra a Xpeng, alegando que a marca chinesa havia roubado partes do código-fonte do Autopilot. O caso foi contra Guangzhi Cao, um ex-engenheiro da Tesla que agora trabalha para a Xpeng.

O caso afirma que Cao baixou o código-fonte do Autopilot e o vendeu para a Xpeng quando ele começou a trabalhar no fabricante de EV Chiense. Cao negou as alegações, dizendo que baixou partes do código, mas o excluiu antes de começar a trabalhar na Xpeng. A empresa chinesa disse que não tinha nada a ver com as ações de Cao.

Seja qual for o caso, os números não mentem e a Xpeng terá que vender muitos carros para se destacar.

Somente em maio, a montadora americana de veículos elétricos vendeu mais de 11.000 veículos na China. Desde o início do ano até o final de abril, a Tesla havia vendido mais de 32.000 Model 3 no país. O segundo lugar ficou com o BYD Qin Pro EV, que vendeu pouco menos de 17.000 unidades no mesmo período.

Embora o preço mais baixo e a pequena variação na faixa sejam positivos para alguns, a Xpeng terá que continuar a defender acusações de que é “apenas um Tesla mais barato” e terá que vender muitos P7s para enfrentar pilares da indústria.

Achou útil essa informação? Compartilhe com seus amigos! xD

Deixe-nos a sua opinião aqui nos comentários.