O Ministério da Infraestrutura concedeu nesta quarta-feira, dia 25 de setembro, oficialmente, a autorização para a instalação do porto de transatlânticos BC Port em Balneário Camboriú.

Frete GRÁTIS ilimitado, Filmes, Séries, Músicas e muito mais com Amazon Prime! Teste GRÁTIS por 30 dias aqui.

O ministro Tarcísio Gomes de Freitas e o secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Diogo Piloni e Silva, assinaram em Brasília, com André Guimarães Rodrigues, empresário que está à frente do projeto, o contrato de concessão que que tem validade por 25 anos, com possibilidade de prorrogar por igual período.

Assinatura do contrato para a concessão do BC Port

É o 1º porto para cruzeiros a ser autorizado em Santa Catarina.

O Governo Federal deu autorização à empresa PDBS, dona do projeto do BC Port, para exploração de uma parte do Molhe da Barra Sul e da lâmina d’água a partir da estrutura. No contrato, o projeto prevê investimento de R$ 312 milhões e movimentação de 300 mil passageiros a cada ano. A empresa contará com investidores para tirar o projeto do papel.

Com a concessão, a PDBS pode dar sequência às autorizações para iniciar as obras. O documento é uma exigência do Instituto do Meio Ambiente, IMA, em relação ao licenciamento ambiental. A expectativa é que a construção do porto turístico comece em ainda em 2019.

Por ser um porto de transatlânticos, o BC Port prevê embarque e desembarque de passageiros, com estrutura alfandegária para Polícia Federal e também Receita Federal.

É um modelo diferente do Atracadouro Barra Sul, que recebe os passageiros que chegam em escalas, e os navios ficam fundeados em alto-mar.

A previsão é que o BC Port atenda a expectativa das companhias de cruzeiro de operar a “rota do fim do mundo”, levando os turistas do Brasil à Patagônia – um roteiro cobiçado especialmente por turistas estrangeiros.

A autorização emitida pelo Ministério da Infraestrutura coloca o BC Port fora do porto organizado, como é chamada a área pertencente à estrutura portuária pública da União. O porto organizado mais próximo é o Porto de Itajaí.

Estar fora do porto organizado quer dizer que a empresa tem a obrigação realizar a manutenção e balizamento dos acessos, área de manobras e levantamentos batimétricos, que indicam a profundidade do canal.

Achou útil essa informação? Compartilhe com seus amigos! xD

Deixe-nos a sua opinião aqui nos comentário.

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here