Em pré venda na Europa, com preço inicial abaixo dos 30.000 euros, o modelo é o primeiro de uma aguardada – e grande – família de carros elétricos da marca alemã.

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No combo de lançamento do ID.3 neste ano no Salão de Frankfurt, veio a plataforma modular MEB, a equivalente elétrica da conhecida MQB. A Volkswagen o trata como seu carro elétrico para as massas. E é impossível não fazer um paralelo até mesmo com o Fusca.

O hatch será equipado com três tipos de bateria: menor, de 45 kWh, que permite percorrer até 330 km por recarga, seguindo o ciclo WLTP. Média, 58 kW, que garante autonomia de 420 km também seguindo o ciclo WLTP. Maior, de 77 kWh, garante autonomia de até 550 km.

A bateria acomodada no assoalho, enquanto unidades auxiliares como compressor de ar-condicionado e caixa de direção estão na dianteira do veículo.

A propulsão elétrica fica por conta de um motor síncrono com ímã permanente que, assim como o inversor e a transmissão de uma marcha, estão integrados ao eixo traseiro do veículo.

O “corpo” é de Golf, em quem o ID.3 parece ter se inspirado para a larga coluna C. São 4,26 m de comprimento, 1,81 m de largura e 1,55 m de altura, com 2,76 m de distância entre os eixos.

Já seu peso, 1.719 kg, é bem maior que o de um SUV grande. Pelo menos o coeficiente de arrasto de 0,26 cx ajuda a ter consumo de energia menor.

A Volkswagen divulga números de potência apenas para o ID.3 1st, serie que marca o início da comercialização do modelo.

São 204 cv e 52 mkgf de torque. A velocidade máxima divulgada é de 160 km/h. Todas as unidades desta série têm bateria de 58 kW, que garante autonomia de 420 km (WLTP).

Há também três níveis de equipamentos. O básico vem com sistema de navegação, aquecimento dos bancos e do volante, apoios de braços, um cabo de carga Mode 2 e rodas de liga leve de 18 polegadas.

Depois vem o pacote Plus, com câmera de ré, piloto automático, acesso e partida sem chave, duas portas USB-C traseiras, iluminação ambiente e rodas aro 19.

Versão completa, a Max, conta com head-up Display com realidade aumentada (projeta informações de forma interativa no para-brisa), sistema de som Beats, teto de vidro panorâmico e rodas de liga leve de 20 polegadas, além de assistente de permanência em faixa e carregamento por indução para celulares.

De acordo com a imprensa automotiva que está no Salão de Frankfurt, a VW não confirmou se o ID.3 vem para o Brasil.

Confira abaixo um vídeo pelo canal Top Gear:

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