Os alunos do curso de engenharia terão a chance de estudar a estrutura de um avião de forma mais próxima do que os livros permitem. A Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP recebeu uma fuselagem da dianteira de um Embraer E2 190, doada pela companhia aeroespacial brasileira. O objetivo é transformar essa carcaça em um laboratório de ensino e formação profissional.
A parte da aeronave foi cedida pela Embraer após uma longa parceria e discussões com a instituição de ensino, e atualmente ocupa o Hangar 1 da faculdade.
Fuselagem de avião se tornará sala de aula e laboratório de pesquisa
A fuselagem da aeronave será utilizada na universidade como um espaço para experimentos e demonstrações práticas relacionadas à mecânica estrutural, instrumentação, testes e certificação. Essa utilização foi detalhada pelo professor Glauco Caurin, chefe do Departamento de Engenharia Aeronáutica da EESC, em um comunicado da USP.
Além disso, a fuselagem poderá ser utilizada para desenvolver projetos de pesquisa avançados. Um desses projetos já está em andamento em parceria com o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), contando com financiamento da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e da Embraer.
Neste estudo, a fuselagem será utilizada para avaliar a viabilidade da aplicação de novas tecnologias na montagem do interior da aeronave, incluindo robôs que colaboram com operadores humanos, além de ferramentas de visão computacional e inteligência artificial.
Promovendo uma formação que encanta
Uma das partes mais interessantes da universidade é a vivência prática da futura profissão. Imagine poder entrar e observar de perto a estrutura de um avião, os parafusos e mecanismos que fazem essa máquina levantar voo. Com certeza, essa experiência deve ser extremamente empolgante para os alunos de engenharia e áreas afins.
Para o professor Caurin, essa é uma excelente oportunidade para formar profissionais qualificados e fomentar o conhecimento científico.
Essa combinação de aprendizado prático e desenvolvimento de novas tecnologias não apenas aprimora a formação técnica dos alunos, mas também os prepara para um mercado altamente competitivo. A exposição a projetos de pesquisa fortalece a conexão entre teoria e prática, garantindo que os futuros profissionais estejam equipados com conhecimentos atualizados e experiência em tecnologias emergentes.
De acordo com Glauco Caurin, em um comunicado da USP, a fuselagem, por ser uma peça grande e versátil, deve incentivar os alunos a apresentar novas ideias e planejar atividades com o equipamento. Esse ambiente de aprendizado também permitirá a oferta de cursos de extensão e atualização, contribuindo para levar essas novas tecnologias à comunidade.
Sobre o Embraer E190 E2
O Embraer E190 E2 é o primeiro modelo da segunda geração da família E-Jet, um jato bimotor apresentado pela Embraer no Show Aéreo de Paris em 2013. Esse modelo fez história ao obter simultaneamente o Certificado de Tipo das três principais autoridades aeronáuticas internacionais: ANAC, FAA e EASA, antes mesmo de iniciar suas operações comerciais.
Na época de seu lançamento, a aeronave foi destacada por sua eficiência, apresentando emissões de poluentes inferiores em comparação à geração anterior, além de ser considerada a mais ecológica em sua categoria. Para mais informações, incluindo especificações detalhadas do avião, você pode visitar o site da Embraer.
De acordo com Olhar Digital.
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