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Início»Notícia»Pneus inutilizados são usados como matéria-prima para fazer concreto sustentável
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Pneus inutilizados são usados como matéria-prima para fazer concreto sustentável

Ademilson RamosPor Ademilson Ramos29 de dezembro de 2022Atualizado:14 de fevereiro de 2024
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Foto de Acton Crawford no Unsplash
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Pesquisadores da Universidade RMIT, na Austrália, especializados em estudos sobre novas tecnologias, desenvolveram técnica que possibilita substituir 100% dos agregados convencionais usados na produção de concreto – como o cascalho e a brita – por pneus que já não têm mais utilidade.

A tecnologia já vinha sendo testada há anos por pesquisadores de todo o mundo, mas nunca com resultados 100% satisfatórios e sempre utilizando apenas fragmentos dos pneus velhos.

Hoje, com a nova técnica desenvolvida pelos engenheiros da Universidade RMIT, as dificuldades do processo foram superadas e os pneus velhos ainda podem ser usados integralmente na produção, que basicamente consiste em utilizar moldes úmidos de fundição para comprimir a borracha dos pneus e transformá-la numa espécie de concreto fresco – só que sem os agregados convencionais.

Além de baratear o custo do concreto, a inovação também impacta muito menos no meio ambiente, já que dispensa a extração de recursos naturais, como a brita e o cascalho, usados na fabricação do concreto convencional e ainda oferece uma solução para o desafio do descarte de pneus velhos.

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No Brasil, cerca de 90 milhões de pneus são descartados por ano. A grande maioria fica abandonada, sendo inclusive foco de insetos causadores de doenças como a dengue. O restante, mesmo em aterros sanitários, ocupa muito espaço, libera toxinas que contaminam os lençóis freáticos e, muitas vezes, é queimado, liberando gases extremamente tóxicos.

Com a nova técnica que usa os pneus velhos como matéria-prima, todos esses problemas ambientais podem estar com os dias contados, já que demanda por cimento no mundo é o que não falta! Mas os pesquisadores alertam: testes ainda estão sendo feitos. Desse modo, por enquanto, o mais indicado é usar o cimento sustentável de pneus velhos para fins não-estruturais. Isto é, nada de subir prédios ou casas com ele. Mas a pavimentação de ruas e a construção de calçadas, por exemplo, já está liberada!

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Ademilson Ramos
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Nascido no interior de Minas Gerais, foi seminarista em uma congregação francesa, mas viu que sua vocação é ser engenheiro. Graduado em Engenharia Eletrônica pela Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI e MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getulio Vargas - FGV. Criou o Engenharia é: exatamente às 11:28, no dia 2 de agosto de 2011. Você pode falar comigo pelo email: ademilson@engenhariae.com.br

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