Depois de diversos flagrantes, projeções e um longo processo de investigação, o Volkswagen Tera enfim foi revelado. A Autoesporte teve acesso exclusivo ao modelo antes de sua apresentação oficial neste domingo (2), na Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro. Apesar da revelação, o lançamento do novo SUV de entrada está programado apenas para maio.
A Volkswagen apresentou a versão topo de linha do novo Tera, chamada High, equipada com os pacotes opcionais Outfit e ADAS. No entanto, ainda não foi possível realizar testes de direção. Além dessa configuração, o SUV contará com outras três versões no catálogo:
- MPI – Motor 1.0 aspirado com câmbio manual de cinco marchas.
- TSI – Motor 1.0 turbo, disponível com câmbio manual de cinco marchas ou automático de seis.
- Comfort – Motor 1.0 turbo com câmbio automático de seis marchas.
- High – Motor 1.0 turbo com câmbio automático de seis marchas.
O pacote Outfit, que estreou no Nivus, também estará disponível no Volkswagen Tera. Esse conjunto agrega detalhes estéticos internos e externos e será exclusivo para as versões mais caras do SUV. Já o kit ADAS, que amplia a lista de assistências à condução, poderá ser oferecido também na versão Comfort.

Volkswagen Tera: motorização, versões e equipamentos do novo SUV
A Volkswagen revelou os detalhes do novo Tera, SUV de entrada da marca que busca se consolidar como o carro mais vendido do Brasil. Para atingir esse objetivo, o modelo contará com uma gama diversificada de versões e motorizações.
Motorização e desempenho
O Volkswagen Tera será oferecido com duas opções de motorização:
- 1.0 MPI aspirado: O mesmo motor utilizado no Polo, com 84 cv e 10,3 kgfm de torque (etanol) ou 77 cv e 9,6 kgfm (gasolina).
- 1.0 170 TSI turbo: Presente no Polo e Virtus, com até 116 cv e 16,8 kgfm de torque.
A versão aspirada será destinada à configuração de entrada, enquanto o motor turbo deve equipar a maior parte das vendas, competindo diretamente com Fiat Pulse e Renault Kardian.
Versões e preços estimados
A Volkswagen ainda não divulgou oficialmente os preços, mas as projeções indicam:
- Tera MPI (1.0 aspirado, câmbio manual) – R$ 100 mil
- Tera TSI (1.0 turbo, câmbio manual) – R$ 108 mil
- Tera TSI (1.0 turbo, câmbio automático) – R$ 115 mil
- Tera Comfort (1.0 turbo, câmbio automático) – R$ 125 mil
- Tera High (1.0 turbo, câmbio automático) – R$ 132 mil
- Pacote Outfit – R$ 3 mil adicionais
- Pacote ADAS – R$ 5 mil adicionais

Equipamentos de série
O Volkswagen Tera High, versão topo de linha, contará com itens tecnológicos e de segurança geralmente encontrados em SUVs de categorias superiores. Entre os destaques:
- Segurança: 6 airbags, frenagem autônoma de emergência (AEB) e controle de velocidade adaptativo (ACC);
- Conforto e tecnologia: ar-condicionado digital, quadro de instrumentos digital de 10,25 polegadas e carregador de celular por indução;
- Assistências à condução: alerta de saída de faixa com correção no volante e sensor de chuva;
- Design e funcionalidade: faróis full LED, rodas de liga leve de 17” e acesso por chave presencial.

Pacotes opcionais
Além dos equipamentos de série, o Tera contará com dois pacotes opcionais:
- Pacote Outfit (exclusivo para a versão High):
- Bancos com revestimento premium;
- Rodas de liga leve de 17” escurecidas;
- Teto e retrovisores pintados em preto.
- Pacote ADAS (disponível para as versões High e Comfort):
- Assistente ativo de mudança de faixa;
- Câmera multifuncional;
- Detector de ponto cego com assistente de saída de vaga.
Versões de entrada
As versões mais acessíveis do Tera seguirão o padrão do Polo, com algumas simplificações:
- Tera Comfort: bancos de tecido, ar-condicionado analógico e quadro de instrumentos menor (8 polegadas em vez de 10,25);
- Tera TSI: sem chave presencial, partida por botão e faróis com acendimento automático;
- Tera MPI: painel de instrumentos analógico, calotas e central multimídia mais simples (provavelmente Composition Touch).
Em termos de segurança, há dúvidas sobre a oferta de airbags nas versões mais acessíveis. Para manter um preço competitivo, é possível que a versão de entrada tenha apenas airbags laterais adicionais, além dos frontais obrigatórios.
Diferenciação mecânica
O Volkswagen Tera MPI será o único da linha a contar com freios traseiros a tambor e rodas de quatro furos. Já as versões turbinadas terão freios a disco na traseira e rodas com cinco furos, garantindo um desempenho mais refinado.
Lançamento e expectativa de mercado
O Volkswagen Tera tem previsão de chegada ao mercado em maio. Com preços competitivos e uma ampla gama de versões, a Volkswagen aposta no SUV como sucessor de modelos icônicos, como Gol e Fusca, mirando a liderança do segmento.
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