Lançado no Brasil em 1950, o Fusca rapidamente se tornou um ícone no mercado nacional, conquistando uma legião de admiradores que perdura até hoje. Com sua relevância histórica e impacto no setor automobilístico, o modelo carrega uma importância singular para o país. Apesar de sua popularidade, muitas curiosidades sobre esse clássico ainda são desconhecidas por grande parte do público.
6 fatos curiosos sobre o Fusca
1 – O Fusca não é o nome oficial do veículo
Na realidade, “Fusca” é apenas um apelido dado ao carro no Brasil. O nome original do modelo é Volkswagen Sedan. Mas por que ele passou a ser chamado de Fusca? A pronúncia alemã da abreviação “VW” soa algo como “fulque” ou “fulca”, o que acabou levando à criação do apelido Fusca. O nome se popularizou tanto que, na década de 1980, a Volkswagen adotou oficialmente “Fusca” como o nome do veículo no país.
2 – O Fusca tem tração traseira
Você sabia disso? O Fusca possui tração traseira, o que significa que o motor aciona exclusivamente as rodas traseiras – uma característica que se tornou rara nos carros atuais.
O modelo conta com uma versão do motor de quatro cilindros refrigerado a ar e câmbio manual de quatro marchas. Contudo, independentemente da versão, a tração traseira sempre foi uma constante.
3 – Após anos fora de linha, o Fusca foi relançado no Brasil a pedido do presidente
O Fusca deixou de ser fabricado no final de 1986, mas em 1993, um pedido inusitado do presidente Itamar Franco fez com que o modelo fosse novamente produzido. A solicitação visava impulsionar a criação de novos postos de trabalho e estimular a economia do país.
Para viabilizar isso, o presidente implementou um programa de isenção tributária para veículos com motorização refrigerada a ar, o que beneficiou tanto o Fusca quanto a Kombi. Por essa razão, o modelo relançado ficou conhecido como “Fusca Itamar”.
4 – O Fusca detém o título de quarto carro mais produzido do Brasil até hoje
O Fusca foi o primeiro veículo brasileiro a alcançar a marca de 1 milhão de unidades produzidas e, até hoje, ocupa a posição de quarto carro mais produzido no Brasil, com cerca de 3,1 milhões de unidades fabricadas. Apenas o Gol, o Palio e o Uno superaram essa marca.
5 – O Fusca foi o primeiro veículo nacional com teto solar
Em 1965, foi lançada uma versão do Fusca equipada com teto solar, tornando-se o primeiro veículo nacional a oferecer esse recurso.
6 – A criação do Fusca foi um pedido de Adolf Hitler
O Fusca teve sua criação solicitada por Adolf Hitler na década de 1930. O alemão queria um carro popular e acessível para o povo alemão, e o pedido levou à fundação da Volkswagen. O projeto do carro foi desenvolvido pelo engenheiro automotivo austríaco Ferdinand Porsche.
Achou útil essa informação? Compartilhe com seus amigos!
Deixe-nos a sua opinião aqui nos comentários.