A Stellantis anunciou que os modelos Fiat Pulse e Fastback serão seus primeiros híbridos-flex no mercado brasileiro.
A decisão de escolher os SUVs compactos Fiat Pulse e Fastback para estrearem a tecnologia híbrida-flex foi estratégica, dada a relevância desses modelos em um dos segmentos mais populares e competitivos do mercado brasileiro nos últimos anos. Embora a confirmação tenha sido feita, a montadora ainda não divulgou muitos detalhes, informando apenas que o lançamento oficial de ambos ocorrerá em algum momento no próximo mês.
Ainda não foram revelados detalhes técnicos específicos sobre o conjunto híbrido que equipará o Fiat Pulse e o Fastback. No entanto, as imagens de divulgação mostram o emblema “T200 Hybrid”, sugerindo que o sistema será baseado no motor 1.0 turbo flex, que entrega até 130 cv e 20,4 kgfm de torque, já utilizado pelos dois modelos. O que se sabe até agora é que a Fiat adotará um sistema micro-híbrido de 48 volts com gerador de partida.
Esse sistema micro-híbrido permitirá o desligamento do motor a combustão em situações como a velocidade de cruzeiro, mantendo o funcionamento normal do veículo e reativando o motor quando necessário. O objetivo é reduzir o consumo de combustível e as emissões de poluentes. O câmbio CVT, presente nos modelos atuais, deverá ser mantido.
A única imagem promocional divulgada pela Fiat apresenta os modelos Pulse e Fastback híbridos em suas versões Impetus, que são as mais caras de ambas, excluindo as esportivas Abarth. É provável que a montadora ofereça a mecânica micro-híbrida apenas na configuração mais cara, pelo menos em um primeiro momento; se houver boa aceitação do público, é certo que a oferta será expandida.
A mesma imagem deixa evidente que os SUVs manterão o visual idêntico às versões convencionais, sem indicar sua eletrificação, exceto pelo emblema na tampa do porta-malas. Não se deve esperar grandes inovações em termos de equipamentos, pois a dupla precisará manter preços competitivos para não prejudicar as vendas dos outros SUVs da marca.
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