Em 24 de fevereiro de 2024, um incêndio devastou uma torre residencial de 34 andares em Nanjing, China, resultando em 44 feridos e 15 mortes. Uma investigação preliminar indicou que o fogo teve origem em uma moto elétrica estacionada em um dos andares do edifício. Esse incidente não é um caso isolado, já que a China enfrenta, em média, quase 60 incêndios diários causados por motos elétricas.
As motos elétricas ganharam popularidade na China devido às restrições sobre veículos a gasolina, mas esse aumento na utilização trouxe consigo um sério problema. Muitos incêndios começam durante o carregamento, em movimento ou até mesmo quando as motos estão paradas em elevadores. As baterias de íons de lítio, amplamente utilizadas nesses veículos, são inflamáveis, destacando preocupações sobre a qualidade e segurança dos componentes usados em sua fabricação.
Na China, várias fabricantes de baterias para motos elétricas funcionam com pouca supervisão. Para cortar custos, algumas empresas optam por omitir componentes essenciais ou utilizar materiais de qualidade inferior. Esse cenário pode resultar em falhas nos sistemas de gerenciamento das baterias, ocasionando sobrecargas e, consequentemente, incêndios.
Em Xangai, desde 2021, está proibido carregar motos elétricas em áreas comuns de edifícios e espaços fechados, além de estabelecer limites de velocidade e voltagem das baterias. A cidade também está expandindo a infraestrutura de pontos de recarga, com 95% das comunidades residenciais já equipadas com estações de carregamento.
Grandes fabricantes, como a BYD, estão investindo em melhorias de segurança. Após o incêndio de fevereiro, a BYD anunciou que aplicará sua experiência em baterias de carros elétricos para produzir baterias mais seguras para motos elétricas.
Embora a China seja a maior fabricante de motos elétricas do mundo, os incêndios são menos frequentes em outros países devido a regulamentações mais rigorosas e melhores práticas de fabricação. Nos Estados Unidos, por exemplo, as motos elétricas são mais caras, o que permite a inclusão de baterias de maior qualidade e sistemas de proteção eficazes.
No entanto, o risco nunca é completamente eliminado. Incêndios causados por baterias de lítio já foram registrados em vários países, como um incidente em Nova York onde uma bateria explodiu em uma loja de motos. A segurança na fabricação e no uso das motos elétricas deve ser uma prioridade global para evitar tragédias.
Embora as motos elétricas sejam uma solução sustentável para o transporte, é crucial que governos e fabricantes trabalhem juntos para garantir que as baterias sejam de alta qualidade e que os usuários sigam as melhores práticas de recarga e manutenção. Somente assim poderemos evitar que tragédias como a de Nanjing se repitam.
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