O plano da Netflix que oferece uma mensalidade mais barata em troca da exibição de anúncios ainda gera desconfiança em muitos, mas tem se mostrado um grande sucesso para a empresa. Ao completar dois anos desde seu lançamento, a Netflix comemora a marca de 70 milhões de usuários ativos mensais, considerando os 12 países onde essa opção está disponível atualmente.
Em seu blog, a Netflix destaca que, nos mercados em que o plano com anúncios é oferecido, mais de 50% dos novos assinantes optam por essa modalidade ao se inscrever na plataforma. O Brasil está entre os países incluídos nessa estatística. Por aqui, o plano foi lançado em novembro de 2022, com preço de R$ 18,90 por mês, e hoje custa R$ 20,90.
O crescimento dessa modalidade tem sido notável. Em maio de 2024, eram 40 milhões de usuários ativos, e agora são 70 milhões, dentro de uma base global de 282,7 milhões de assinantes em todos os planos.
Modelo “ganha-ganha”?
A Netflix parece sugerir que todos saem ganhando com o plano com anúncios: a empresa mantém uma base crescente de assinantes, os usuários têm uma opção mais acessível e os anunciantes alcançam um grande público. A publicação no blog enfatiza a relação com os anunciantes, mencionando parcerias e destacando seus esforços para medir o alcance dos anúncios, indicando que a plataforma pode ser uma boa opção para quem deseja anunciar.
Um exemplo citado pela Netflix é a parceria com a Kantar Ibope, que ajudará a fornecer medições mais precisas no Brasil, com início previsto para 2025.
Fatores que explicam o sucesso do plano com anúncios
O preço é, sem dúvida, o principal fator que impulsiona o sucesso do plano com anúncios da Netflix, especialmente no Brasil, embora a empresa não divulgue números específicos por país.
No Brasil, o plano com anúncios custa R$ 20,90 mensais, enquanto o plano Padrão, sem publicidade, custa R$ 44,90 por mês, o que representa uma diferença considerável. Ambos os planos oferecem transmissão em resolução Full HD e permitem o uso de dois dispositivos simultaneamente.
Para quem deseja resolução 4K e até quatro telas ao mesmo tempo, o plano Premium está disponível por R$ 59,90 mensais.
Além do preço, algumas ações controversas da Netflix também contribuíram para o sucesso do plano com anúncios. A implementação de uma tecnologia para bloquear o compartilhamento de senhas, por exemplo, pode ter “forçado” muitos usuários a migrarem para o plano com anúncios, a fim de não perder o acesso ao serviço.
Outro fator que pode ter impactado a adesão, embora seus efeitos ainda não possam ser medidos com precisão, foi a decisão recente da Netflix de descontinuar o plano Básico e transferir seus assinantes para o plano com anúncios.
Preços da Netflix no Brasil
A tabela abaixo resume os preços e principais características de cada plano da Netflix no Brasil em novembro de 2024:
Característica | Netflix Padrão com Anúncios | Netflix Padrão | Netflix Premium |
---|---|---|---|
Preço | R$ 20,90/mês | R$ 44,90/mês | R$ 59,90/mês |
Imagem | 1080p (Full HD) | 1080p (Full HD) | 1080p (Full HD) e 4K (Ultra HD); HDR |
Áudio | Padrão | Padrão | Áudio espacial |
Publicidade | Sim | Não | Não |
Aparelhos simultâneos | 2 | 2 | 4 |
Aparelhos com download | 2 | 2 | 6 |
Fidelidade | Não | Não | Não |
Achou útil essa informação? Compartilhe com seus amigos!
Deixe-nos a sua opinião aqui nos comentários.