A fabricante francesa de automóveis Renault está esperançosa de que terá um sucesso em suas mãos com o próximo Renault 5 BEV, cuja empresa afirma já ter 50.000 pedidos na lista de espera apenas alguns dias após sua estreia no Salão do Automóvel de Genebra.
O novo veículo elétrico compacto, que entra oficialmente à venda em maio na Europa, tem um preço inicial de cerca de US$27.130, em conversão direta, algo perto de R$ 135.000,00; sendo milhares de dólares mais barato do que a maioria dos concorrentes. Fabricado no norte da França, o veículo inspirado em designs retro é o primeiro novo VE (veículo elétrico) compacto da Renault desde que o famoso Zoe foi lançado em 2014.
“Temos uma lista de espera de 50.000 pessoas”, afirmou o CEO da marca Renault, Fabrice Cambolive, à Automotive News Europe. “Abriremos pedidos em maio, e começaremos a entregar os carros em setembro ou outubro.” Ele acrescentou que em 2023, 50% das vendas da Renault foram no varejo e 50% foram para frotas, então ele espera que 40% das vendas do Renault 5 também sejam para frotas.
O 5 E-Tech estará disponível em três configurações diferentes de motor elétrico, oferecendo 70 kW, 90 kW ou 110 kW de potência, e sua bateria com capacidade máxima de 52 kWh proporcionará uma autonomia WLTP de até 400 km. Ele pode até mesmo rebocar um reboque com capacidade de até 500 kg. O Renault 5 também estará disponível com uma bateria menor de 40 kWh, com uma autonomia de 300 km, mas Cambolive afirma que essa versão será lançada alguns meses após a versão maior. Duas opções de cores incluem Pop Yellow e Pop Green, além de opções mais clássicas.
A nova versão do Renault 5, que estreou na semana passada no Salão do Automóvel de Genebra, está preparada para competir com o Fiat 500e e o Mini Electric, visando o motorista moderno e sofisticado de veículos elétricos compactos, posicionando-se um pouco acima do preço em relação ao recentemente revelado Twingo da Renault.
Cambolive disse à Automotive News Europe que a marca pretende atrair os motoristas do Zoe para o Renault 5, mas não enxerga o carro como uma competição direta para o Clio, o segundo carro mais vendido na Europa no ano passado. O Clio está disponível em uma versão híbrida, mas não totalmente elétrica.
“Os carros a combustão interna que estamos vendendo são principalmente híbridos completos, então são muito eficientes”, disse ele. “Em relação à nossa estratégia de veículos elétricos, vamos continuar progredindo na redução de custos e transferir alguns desses ganhos para o custo do carro para ter mais competitividade no futuro. Mas, ainda mais do que isso, após o lançamento de dois veículos elétricos no segmento C [os compactos Scenic e Megane], faremos a transição para veículos elétricos no segmento B, graças ao Renault 5 e ao Renault 4 [um pequeno SUV previsto para 2025]. Os maiores volumes na transição virão no segmento B.”
Em janeiro, a Renault cancelou sua planejada oferta pública inicial (IPO) para sua subsidiária de veículos elétricos, a Ampere. Embora a IPO estivesse programada para o início deste ano, com uma avaliação esperada de até $10,47 bilhões, a Renault afirma que as condições de mercado não são ideais para realizar a operação. Ainda assim, a Ampere está oferecendo um total de sete modelos até 2031: o elétrico Mégane E-Tech, Scenic, R5 e R4, e o novo Twingo de baixo custo, que deve custar menos de US$ 22.000, ou em uma conversão direta, algo perto de R$100.00,00.
Na semana passada, a Renault confirmou que está em negociações com a Volkswagen para construir um veículo elétrico de pequeno porte para o mercado europeu. A Renault planeja tornar-se totalmente elétrica até 2030, e o governo francês detém uma participação de 15% na empresa.
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