A Ford deu inicio na operação no Brasil do FordPass, nova plataforma de serviços e conveniência da marca com uma série de funcionalidades para os consumidores. Qualquer pessoa, seja proprietário de carro da Ford ou não, pode utilizar os serviços gratuitamente, baixando o aplicativo FordPass na App Store ou no Google Play. O Brasil é o primeiro país do mundo a lançar a versão 2.0 do aplicativo.
Com o FordPass, é possível localizar e comparar preços de postos de combustível, estacionamentos, pesquisar pontos de interesse como restaurantes, entretenimento e saúde, acessar a assistência 24 horas e fazer o agendamento online de serviços nos distribuidores Ford. Todas essas funções são feitas com o uso de dados na nuvem, fornecidos por fontes pré-selecionadas.
“O FordPass funciona como um concierge na palma da sua mão”, diz Marcel Bueno, gerente de Marketing Avançado da Ford América do Sul. “Ele amplia e complementa os serviços já oferecidos pelo Centro de Atendimento ao Cliente da Ford (CAF), criando mais um canal de apoio que vai além de assuntos relacionados a produtos e serviços.” Completa.
Para quem é proprietário de um veículo da Ford, o aplicativo também pode trazer mensagens personalizadas. Basta adicionar o número do chassi para ter uma experiência completa, que inclui o recebimento de avisos sobre o momento da manutenção do veículo até o agendamento de data e horário em um distribuidor Ford.
Outro diferencial do aplicativo é o Guia Ford, serviço este que conta com atendentes de plantão. Ele pode ser acessado com apenas um clique no celular para contato via telefone, chat ou e-mail, de segunda-feira a sábado, das 8h00 às 21h00.
O FordPass dispõe também de um sistema inteligente de autoajuda com respostas para as dúvidas mais comuns, integrado à área de Serviço ao Cliente da marca e à Ford Credit.
Foco no consumidor
O FordPass faz parte da estratégia da Ford com foco nos consumidores, colocando a tecnologia a seu serviço para oferecer recursos que facilitem a sua vida. Antes do seu lançamento, foi feita uma ampla pesquisa com consumidores no Brasil para conhecer seus hábitos e prioridades na área da mobilidade. O objetivo, por sua vez, é criar uma nova experiência com a marca.
“A Ford identificou uma oportunidade de estar mais perto da vida do consumidor e promover uma interação maior dele com a marca, que vai além da compra do veículo e uso dos serviços pós-venda”, de acordo com Marcel Bueno.
A proposta, ainda de acordo com ele, é aproveitar as várias formas de conectividade existentes hoje para oferecer experiências físicas, digitais e pessoais ao consumidor com uma plataforma de serviços que será continuamente ampliada.
“Além de útil e prático, o FordPass é um aplicativo leve, que não carrega a memória do celular. Por isso, tem sido muito bem avaliado em todos os lugares onde já foi lançado. Na Apple Store dos EUA, por exemplo, ele é classificado com 4,5 estrelas pelos usuários”, explica Marcel Bueno.
Avanço global
O FordPass soma hoje mais de 3 milhões de downloads globalmente. O serviço vem sendo introduzido progressivamente no mundo desde 2016, quando foi lançado nos Estados Unidos e também no Canadá. No mesmo ano, chegou à Inglaterra, Alemanha, França e China. Em 2017, na Espanha e Itália. O Brasil, agora, é o primeiro país a lançar a versão 2.0 do aplicativo, que traz melhorias.
Para iOS aqui.
Para Android aqui.
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