A Boeing está passando por uma grande crise e agora a companhia aérea australiana Qantas encontrou rachaduras em um avião 737 Next Generation, juntando-se a uma lista crescente de outras companhias aéreas que relatam problemas semelhantes.
Já resultou em algumas companhias aéreas deixando seus aviões nos pátios de aeroportos.
Em 31 de outubro, a Qantas afirmou ter encontrado algumas rachaduras em um dos aviões 737NG. Devido a essa circunstância, a Qantas reparará o avião e verificará outros 33 modelos.
Qantas não vê risco imediato à segurança
A BBC informou que a companhia aérea disse que não havia um risco de segurança imediato e, se não fosse seguro, a companhia não operaria a aeronave.
Há um mês, a Boeing descobriu o problema de rachaduras no 737NG. No momento, muitos aviões 737NG estão em serviço em todo o mundo após as inspeções realizadas pela Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA).
Contudo; as inspeções foram instruídas apenas para os aviões que voaram mais de 30.000 vezes, enquanto o avião da Qantas teve menos de 27.000 voos, informou a BBC.
Com a Qantas divulgando os problemas, a lista de aviões 737NG aterrados em companhias aéreas está aumentando. A Korean Air aterrou nove de seus aviões na sexta-feira após a descoberta de rachaduras e a agência de notícias Agence France-Presse informou que, no mundo, cerca de 50 aviões 737NG estão no pátio no momento.
Steve Purvinas, secretário federal da Associação Australiana de Engenheiros de Aeronaves (ALAEA), disse à mídia que a rachadura “tinha cerca de uma polegada de comprimento, é muito pequena. Mas essas coisas se propagam muito rapidamente quando estão sob carga. .. É quando isso cresce e cresce muito rapidamente que você tem problemas “, relatou o The Guardian.
Problema não é o mesmo que o 737 Max
Esse problema é diferente do dos aviões 737 Max, que causou a morte de 346 pessoas em dois acidentes separados em outubro de 2018 e março de 2019. Isso resultou em aviões 737 Max aterrissados em todo o mundo.
Dennis Muilenburg, CEO da Boeing, testemunhou perante o Congresso no início desta semana e foi acusado de “aumentar os lucros por qualidade e segurança”. Muilenburg pediu desculpas às famílias das vítimas, veja aqui.
Como conseqüência dos incidentes, a Boeing perdeu bilhões e as companhias aéreas estão exigindo compensação por causa dos voos cancelados, rotas reduzidas e outras restrições.
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