A Fiat Chrysler Automobiles (FCA), lançou o Uno 2017 em seis versões. As versões contam com motores 1.0 e 1.3 litro, em bloco em alumínio, que compõem a nova família global de propulsores chamada de Firefly. Foi a Fiat Chrysler Automobiles do Brasil, a partir da unidade de powertrain de Betim, Minas Gerais que produziu a nova família de motores e cabe ao Uno, a honra de ser primeiro carro a utilizar os novos propulsores, que depois serão adotados nos veículos da marca na Europa.
No motor 1.0 litro, são 10,9 mkgf a 3.250 rpm e, no 1.3 litro, 14,2 mkgf a 3.500 rpm. O elevado torque é distribuído desde as baixas rotações, que assegura melhor experiência ao dirigir e notável eficiência energética, com baixo consumo de combustível, claro.
Ambos os motores, 1.0 e 1.3 litro, adotam uma única dimensão de pistão e cilindro, com 333 cm³ cada. Na versão com três cilindros, o deslocamento chega a 999 cm³, enquanto na com quatro cilindros são de 1.332 cm³.
A parte elétrica também foi sofisticada, com ênfase no Smart Charger, um alternador inteligente. Ele por sua vez, otimiza a recarga da bateria nos instantes em que a energia cinética do veículo seria desperdiçada, como nas desacelerações e reduções de velocidade. O filtro de óleo de todas as versões, foi alocado na parte de baixo do propulsor, bem na frente do veículo. O objetivo do seu posicionamento foi devido o fácil acesso, reduzindo o tempo da troca do mesmo. O item está protegido entre o cárter de aço estampado e o suporte do compressor do ar-condicionado, integrado ao sub-bloco. O suporte forma uma estrutura de proteção que evita vazamentos devido ao impacto de pedras, por exemplo.
Os novos motores eliminam a necessidade de tanque auxiliar de gasolina para partida a frio. Além de maior conveniência, o novo sistema garante partidas com etanol puro mesmo em temperaturas abaixo de zero grau Celsius. Demais, não é?
Já no quesito bloco de alumínio, há uma redução de massa de sete quilos em relação ao uso de ferro fundido. Além disso, outros benefícios são o melhor controle da temperatura e menor tempo de aquecimento (menor inércia térmica), maior robustez e claro, durabilidade.
A corrente do comando de válvulas dispensa manutenção e tem durabilidade acima dos 200 mil quilômetros. Também está presente a tecnologia “silent chain”, uma evolução em relação às correntes tradicionais, que oferece funcionamento mais suave e silencioso.
A vareta de óleo é integrada à tampa e passa por dentro do motor, o que evita vazamentos de óleo e facilita também a manutenção. O filtro de óleo é posicionado num local de fácil acesso embaixo do carro, protegido entre o cárter e o suporte do compressor do ar-condicionado, posição que facilita em muito sua troca.
Abaixo você confere o interior da linha de montagem dos Motores Firefly:
https://www.youtube.com/watch?v=rCDpCbKLwIc&feature=youtu.be
Uno 2017
Além dos novos motores 1.0 e 1.3, o Uno 2017 ganhou recursos de segurança como controle de estabilidade e direção elétrica.
https://www.youtube.com/watch?v=TFsiEhSwvRU&feature=youtu.be
Veja os preços e conteúdo de cada versão:
- Fiat Uno 2017 Attractive 1.0 — R$ 41.840 reais: ar-condicionado, direção elétrica, faróis de neblina, vidros e travas elétricos, computador de bordo e volante multifuncional;
- Fiat Uno 2017 Way 1.0 — R$ 42.970 reais: todos os itens do Attractive e acrescenta barras longitudinais no teto, faróis com máscara negra, suspensão elevada, retrovisores com indicador de direção e molduras nas caixas de roda na cor cinza.
- Fiat Uno 2017 Way 1.3 — R$ 47.640 reais: mesmos itens do Way 1.0 e acrescenta start-stop, chave canivete com fechamento de portas e vidros e rádio com entrada USB.
- Fiat Uno 2017 Way 1.3 Dualogic — R$ 51.990 reais: mesmos itens do Way 1.3, mais câmbio automatizado Dualogic, auxílio de partida em rampas e controles de tração e estabilidade.
- Fiat Uno 2017 Sporting 1.3 — R$ 49.340 reais: mesmos itens do Way 1.3 manual, mais suspensão com acerto esportivo, spoiler na tampa do porta-malas, escapamento em posição central, rodas de 15 polegadas, grade dianteira, maçanetas externas e capa dos retrovisores em preto brilhante.
- Fiat Uno 2017 Sporting 1.3 Dualogic — R$ 53.690 reais: mesmos da Sporting 1.3, mais câmbio automatizado Dualogic, auxílio de partida em rampas e controles de tração e estabilidade.
Consumo do Uno 2017
O Uno Attractive, com motor 1.0 de 3 cilindros e câmbio manual, recebeu duas notas “A” no Programa Brasileira de Etiquetagem, com média de 9,2 km/l (etanol) e 13,1 km/l (gasolina) na cidade e 10,4 km/l (etanol) e 15,1 km/l (gasolina) na estrada.
Já com 1.3, no caso do Uno Sporting também recebeu a mesma classificação, mas com novos números: 9,2 km/l (etanol) e 12,9 km/l (gasolina) na cidade e 10,1 km/l (etanol) e 14 km/l (gasolina) na estrada
Nós do Engenharia é:, agradecemos o convite da Fiat Chrysler Automobiles (FCA) para a visita à Fábrica em Betim, MG. \o/
Achou útil essa informação? Compartilhe com seus amigos! xD
Deixe-nos a sua opinião aqui nos comentários.