OHalo é um equipamento de proteção que consiste em uma barra curva colocada para proteger a cabeça dos pilotos.
Os primeiros testes do Halo foram realizados nos anos de 2016 e 2017. Desde a temporada de 2018, a FIA tornou o Halo obrigatório em todos os veículos da Formula 1, Formula 2, Formula 3, Formula E e também Formula 4 (começando em 2021 ) como uma nova medida de segurança. Algumas outras séries de corrida também utilizam o halo, como IndyCar Series, Super Formula e Australian S5000 Championship. O Halo IndyCar é usado como uma estrutura para o aeroscreen.
Construção
O equipamento consiste em uma barra que envolve a cabeça do piloto e é conectada por três pontos ao chassi do veículo. O Halo é feito de titânio e pesava cerca de 7 kg na versão apresentada em 2016, depois subiu para 9 kg em 2017.
O equipamento não é desenvolvido pelas equipes, mas é fabricado por três fabricantes externos aprovados escolhidos pela FIA e possui a mesma especificação para todos os veículos.
Em simulação realizada pela FIA, utilizando os dados de 40 incidentes reais, a utilização do equipamento levou a um aumento teórico de 17% na taxa de sobrevivência dos pilotos.
História e desenvolvimento
A FIA para desenvolvimento examinou três cenários fundamentais – colisão entre dois veículos, contato entre um veículo e o ambiente circundante (como barreiras) e colisões com veículos e detritos. Testes mostraram que o equipamento pode reduzir significativamente o risco de ferimentos ao piloto. Além disso, em muitos casos, o equipamento foi capaz de evitar que o capacete entre em contato com uma barreira quando verificado em relação a uma série de acidentes ocorridos no passado. Durante o estudo do último caso, descobriu-se que o Halo era capaz de desviar objetos grandes e fornecer maior proteção contra detritos menores.
Em agosto de 2017, o Dallara F2 2018, um novo carro da Fórmula 2, foi apresentado e foi o primeiro a instalar o equipamento Halo. O carro SRT05e da Fórmula E apresentado em janeiro de 2018 veio com o Halo. Já em novembro de 2018, o carro de Fórmula 3 da FIA, que foi apresentado em Abu Dhabi, também instalou o Halo.
Equipamentos alternativos
Como alternativa ao equipamento Halo, a Red Bull Racing desenvolveu o “aeroscreen”. O projeto, que era semelhante a uma pequena carenagem, não recebeu muito interesse da FIA. Depois que os pilotos expressaram sua oposição à introdução do equipamento Halo, a FIA desenvolveu o “escudo”, um pára-brisa de cloreto de polivinila baseado no conceito de aerógrafo. Em 2019, o aeroscreen foi adaptado para utilizar o Halo como uma estrutura estrutural para uso na IndyCar.
Sebastian Vettel foi o primeiro e único piloto a experimentar o escudo. Durante os treinos livres para o Grande Prêmio da Inglaterra de 2017. Ele reclamou de visão distorcida e turva que o impedia de dirigir. Sua introdução foi posteriormente excluída, pois não havia garantia de que os problemas com o escudo poderiam ser resolvidos a tempo para a temporada de 2018.
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