Em vez de ser sujeito a cabos de aço com um contrapeso que se movem para cima e para baixo como elevadores convencionais, este elevador multidirecional se move sobre um sistema de transporte ferroviário que pode mode mudar sua direção em uma série de pontos de interconexão.
As cabines movem-se impulsionadas por motores elétricos lineares, que aplicam a tecnologia do trem alemão de levitação magnética Transrapid, e freiam ao chegar a um ponto de troca onde o sistema de trilhos que serve de guia se move rapidamente desde a posição vertical para a horizontal (ou vice-versa), em seguida, continuando a sua marcha em uma nova direção, relata TK.
As cabines, que pesam cerca de 50 quilos em vez dos habituais 300, graças ao uso de novos materiais, como compostos de carbono, podem circular pelo sistema em grande número e simultaneamente, como se fossem uma série de trens que circulam através de um sistema.
Essa tecnologia, que será instalada pela primeira vez em um prédio da empresa imobiliária OVG, não só reforça a transformação da indústria de elevadores, mas também introduz novas possibilidades para o planejamento de edifícios e planejamento urbano.
Os elevadores vão se mover em um circuito dentro da East Side Tower, a 140 metros de altura, em Berlim, assistida por um sistema de frenagem em diferentes níveis e gerenciamento de energia redundante e transmissão de dados sem fio em cada unidade.
“A East Side Tower foi projetada para se tornar o edifício de escritórios mais sustentável do mundo, em termos ambientais, e essa construção, adjacente ao pavilhão da Mercedes-Benz Arena, se tornará um novo ponto de referência no horizonte de Berlim” , diz Coen van Oostrom, diretor executivo da OVG.
Este edifício será concluído em 2020, de acordo com o Conselho de Altos Edifícios e Habitat Urbano (CTBUH).
“Este sistema vai mudar a forma como os edifícios altos são projetados, permitindo que eles sejam muito mais eficientes e tenham uma melhor conectividade”, diz Antony Wood, CEO da CTBUH.
De acordo com seus desenvolvedores, este sistema será capaz de aumentar a capacidade de transporte em 50% e reduzir a demanda de pico de energia em 60%, em comparação com elevadores convencionais em prédios altos.
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