A Google tem explorado o desenvolvimento da Inteligência Artificial (IA) utilizando games, e desta vez as “vítimas” foram os jogadores profissionais do antigo mas ainda popular Starcraft II.
O Starcraft II é um jogo eletrônico para computador de estratégia e ficção científica militar, desenvolvido pela Blizzard.
Mais uma vez a AI AlphaStar da Google revelou-se praticamente imbatível, ela derrotou jogadores profissionais – que têm capacidade quase “sobre-humanas” de fazer centenas de ações por minuto no teclado – com dez vitórias consecutivas e apenas uma derrota.
O sistema começou a aprender jogar contra os oponentes artificiais criados pelo próprio jogo, com nível de dificuldade progressivo. Depois de ter conseguido bater até esses adversários, gerou centenas de variantes de si próprio, realizando milhares de batalhas entre si, até determinar as variantes com mais sucesso.
Curiosamente, e embora se pudesse assumir que a IA da Google fosse vencer os humanos por conseguir efetuar muitas mais ações por minuto que os jogadores, verificou-se precisamente o contrário: o sistema efetuou cerca de metade das ações (277 e 559, respetivamente), e demorou mais tempo a reagir, fazendo sempre decisões que se vieram a comprovar mais tarde serem as mais acertadas.
“Enquanto o StarCraft é “apenas” um jogo (muito complexo!), estou animado que as técnicas por trás do AlphaStar possam ser úteis em outros problemas, como previsão do tempo e a modelagem climática, que também envolvem previsões sobre sequências muito longas”, escreveu Demis Hassabis, CEO e cofundador da DeepMind no Twitter.
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