Na Europa, cerca da metade dos trens do continente são elétricos. No entanto, um novo sistema de frenagem regenerativa desenvolvida pela Tognum Daughter MTU poderá em breve ver todos os veículos ferroviários como híbridos. O sistema está sendo testado na Alemanha, onde o primeiro trem híbrido do mundo está viajando entre Aschaffenburg e Miltenberg.
Como a rota de 37 km tem 14 paradas, é muito fácil para o sistema de frenagem recarregar as baterias do trem com energia. Se o sistema provar ser um sucesso, então é esperado que todos os trens sejam trabalhados em motores diesel ou elétricas, irão se tornar híbridos.
É claro que, além da eficiência do sistema, há também outros fatores a considerar, como o investimento de capital e se o sistema pode suportar os volumes de viagens diárias. É por causa disso que o conceito de trem híbrido é esperado por agora ser limitada a locomotivas diesel que têm altas perdas de energia.
O trem alemão, uma locomotiva Siemens Desiro Classic VT 642 que é agora o primeiro híbrido do mundo, era originalmente a diesel com dois motores de 275 quilowatts. No entanto, uma vez que o sistema de frenagem foi instalado, o veículo viu uma redução de 25% das emissões de consumo de combustível e de gases com efeito de estufa.
Em um comunicado, o Secretário de Estado disse: “Precisamos de novos conceitos de mobilidade e veículos para um futuro próximo que seja amigo do meio ambiente. O Ministério Federal dos Transportes está financiando, assim, toda uma série de projetos de âmbito nacional para o transporte de pessoas e bens, tanto rodoviário e ferroviário. Uma vez que o sistema híbrido estabeleceu-se e está pronto para a produção em série, centenas desses carros poderão ser convertidos em diesel-elétrico com armazenamento de energia na Alemanha, contribuindo assim para a redução dos gases de efeito estufa e reduzindo os custos de energia“.
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