bateria

Desde smartphones a carros elétricos, a bateria é uma ferramenta crucial no nosso dia a dia. No entanto, além de não durar o suficiente, a pegada ambiental das baterias é substancial.

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Recentemente, uma equipe de pesquisadores da Caltech, do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA e a Honda desenvolveu uma bateria à base de iões de flúor que poderia ser capaz de fornecer até dez vezes a densidade de energia de uma célula convencional de iões de lítio. Além disso, benefícios não ficam por aqui, os recursos necessários para a fabricar seriam muito menores.

Em um artigo recentemente publicado na revista Science, os cientistas explicam que as baterias de flúor existem já há algum tempo. No entanto, exigiam temperaturas de cerca de 150º Celsius para funcionar. No entanto, de acordo com a CNET, esta nova bateria pode produzir energia à temperatura ambiente.

Para contornar este problema, os investigadores dissolveram sais de flúor e amônio num éter e criaram um novo tipo de cátodo de cobre, lantânio e flúor, que gera corrente à temperatura ambiente.

“As baterias de fluoreto oferecem uma nova e promissora química de bateria com até dez vezes mais densidade de energia do que as baterias de lítio atualmente disponíveis”, explicou Christopher Brooks, pesquisador do Instituto de Pesquisa da Honda e co-autor do artigo, em um comunicado.

“Ao contrário das baterias de iões de lítio, as de flúor não representam um risco de segurança no que diz respeito ao superaquecimento. Além disso, a obtenção dos materiais de origem para as baterias de flúor cria um impacto ambiental consideravelmente menor do que o processo de extração de lítio e cobalto”, continuou.

No fundo, estas baterias correm um risco muito menor de se incendiarem, eliminando assim a visão de que as baterias esquentem muito em carros elétricos.

Motor24 comunicou que estes resultados foram apenas obtidos em laboratório. Ainda não há data para a introdução deste tipo de baterias em automóveis.

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