Durante a conferência Intelipost Connection, no Rio de Janeiro, um dos temas abordados foi: “Smart Lockers: como utilizar para otimizar a experiência de entrega” que apresentou os terminais inteligentes de autoatendimento, solução disruptiva de logística. Os palestrantes Christian Secci Co-Founder, CEO do Pakpobox e Márcio Artiaga, CEO e Fundador do Clique & Retire trouxeram o panorama de transformação no mercado de entregas unindo praticidade e segurança.
Os Smart Lockers são um sistema de armários que podem acomodar pacotes de diferentes tamanhos. Normalmente possui 42 armários, acessíveis 24 horas por dia dependendo do local onde foi instalado. Ao redor do mundo, o serviço apresenta crescimento e se torna tendência.
No mundo, 38% dos consumidores deixam de comprar se tiverem uma experiência negativa com suas entregas, enquanto 45% deixam de comprar online por não ter sistemas de entrega compatíveis com suas preferências, mas, em contrapartida, 87% voltam a comprar após uma experiência positiva.
Por conta disso, algumas barreiras ainda precisam ser ultrapassadas. Por exemplo no Brasil, ainda existem muitas áreas de risco para entregas. No Rio de Janeiro, por exemplo, 47% da população têm algum tipo de restrição nas entregas. Isso prejudica a indústria varejista porque muitas vezes o consumidor efetua a compra online, mas nunca recebe os produtos, o que gera uma demanda e custos ainda maiores para os varejistas. A solução, segundo Martiaga, é a implementação dos “Lockers” em grande escala na cidade toda.
“O cliente fará a compra online e selecionará o Smart Locker mais próximo de sua residência. Com isso, a loja entregará o produto em um destes dispositivos. Então, o consumidor receberá um QR CODE que abrirá essa porta para que ele retire seu produto”, explica.
E aí, o que você achou dessa ideia?
Achou útil essa informação? Compartilhe com seus amigos! xD
Deixe-nos a sua opinião aqui nos comentários