Mobilidade elétrica é um assunto cada vez mais interessante para a aviação. Siemens, que é bastante ativa na área, já realizou um marco histórico na tecnologia: eles conseguiram desenvolver um motor elétrico, cinco vezes mais poderoso do que os motores convencionais!
Os pesquisadores da Siemens desenvolveram um novo tipo de motor elétrico projetado especificamente para as aeronaves, que pesa apenas 50 kg e ainda proporciona uma potência contínua de cerca de 260 kW. A relação potência-peso do motor, o que quebra todos os recordes anteriores, abre a possibilidade de aviões maiores, com peso de decolagem de até duas toneladas e capacidade para até 100 passageiros a usar um sistema de propulsão elétrica.
Para reduzir o peso do motor com sucesso, o fabricante procurou uma série de desenvolvimentos como a utilização de uma liga de ferro-cobalto no estator, resultando em alta magnetizabilidade. Magnetos permanentes do rotor são dispostos numa matriz Halbach – uma forma especial de posicionamento dos imãs que resulta em um fluxo magnético dirigido de forma ótima com uma utilização mínima de material. Outra tecnologia de redução de peso é de arrefecimento diretamente dos condutores por um líquido de arrefecimento eletricamente não-condutor, tal como óleo de silicone ou Galden.
A combinação de um motor elétrico, com um motor de combustão permite o uso de uma turbina que não só é muito menor do que os atuais, mas pode ser utilizado com a máxima eficiência durante o voo. “O uso de acionamentos elétricos híbridos reduziria o consumo de combustível em cerca de 25%, com este resultado, o custo total de uma aeronave cairia em cerca de 12%,” explica o Dr. Frank Anton, chefe da equipe de aeronaves elétrica.
Siemens está agora trabalhando com a Airbus no desenvolvimento de motores ainda mais leves e poderosos, e se for bem sucedido, podemos esperar que o primeiro avião híbrido para até 100 passageiros com motor elétrico voe em 2035.
De acordo com Siemens
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