A corporação de automóveis Toyota Motor está experimentando seu carro Prius, na tentativa de torná-lo autônomo do ponto de vista energético.
O Prius é o primeiro carro híbrido de passageiros produzido em massa, movido a gasolina e eletricidade. Foi lançado em 1997.
No projeto mais recente financiado pelo governo japonês, os engenheiros da Toyota instalaram painéis solares projetados pela Sharp no capô, teto, janela traseira e asa do carro para ver quanta energia pode acumular.
A eletricidade dos painéis vai diretamente para a bateria, para que o Prius possa ser carregado enquanto estiver em movimento ou estacionado. Em um dia ensolarado, a energia obtida dessa maneira pode ser suficiente para percorrer 56 quilômetros, o suficiente para um dia normal de trânsito e até um pouco mais. Mas o desempenho diminui rapidamente se estiver nublado ou mesmo com muito calor.
As células do painel solar são ultrafinas, com apenas 0,03 milímetros de espessura, o que facilita a adaptação à forma de um carro. O porta-malas do Prius está cheio de baterias para painéis solares, adicionando um peso extra de cerca de 80 kg, um problema que os cientistas estão tentando resolver.
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