A construção de túneis é tão antiga quanto a humanidade. Você sabia? Mas a partir do século XIX, as técnicas de construção subterrâneas foram aprimoradas, principalmente com a invenção de alguns equipamentos. Dentre eles, se destaca o Tatuzão.
Marc Brunel construiu em 1825 o primeiro túnel sob o Rio Tâmisa, em Londres, através do avanço de uma couraça metálica (shield), onde as escavações podiam ser feitas com segurança.
Com a evolução da engenharia, a experiência de Marc daria origem a esse equipamento fantástico conhecido como TBM: Tunnel Boring Machines, popularmente conhecido como tatuzão.
No Brasil, o equipamento está operando na construção de linhas do metrô de São Paulo e também do Rio de Janeiro.
Veja ele em funcionamento aqui:
O equipamento de alta tecnologia pode ter a frente aberta ou fechada, sob a proteção da couraça. Atrás dela ou ainda dentro da couraça, quando o maciço permite, é montado o revestimento de concreto ou de metal.
Entre as grandes obras já executadas com o equipamento está o Eurotunnel que liga a Inglaterra à França com 50,5 km, abaixo do mar do Canal da Mancha, e também o Túnel de São Gotardo que atravessa os Alpes Suíços com 57,1 km.
Que você pode conferir abaixo:
Deixe-nos a sua opinião aqui nos comentários.