Quantos vezes você se deparou com uma marca famosa, e ao mesmo estranha e se perguntou o que quer dizer aquilo?
Quando uma marca é famosa, nos acostumamos com seu nome, ainda que seja uma palavra completamente estranha ou até mesmo inventada.
Confira abaixo, 15 nomes de marcas e seus significados.
1. Canon
A marca asiática, que dizer japonesa de fotografia, quando foi criada, se chamava “Kwanon” – que é o nome de uma deusa do budismo.
Porem em 1935, a empresa queria se tornar mais conhecida no mundo e precisava de uma palavra com aparência mais “normal e fácil”. Então nasceu “Canon”.
2. Lego
Nasceu na Dinamarca, a Lego combina as palavras “leg got”, que significa “brinque bem”.
3. Sony
De origem japonesa, Sony misturou a palavra em latim “sonus”, que significa “som”, com a expressão popular japonesa “sonny”, que nos anos 1950 descrevia um jovem que fosse “inteligente e apresentável”.
4. Häagen-Dazs
A marca nasceu em Nova York.
O dono queria um nome que soasse dinamarquês, justamente para transmitir a ideia de uma marca antiga, tradicional, confiável, artesanal, talvez de uma longínqua família europeia. E não é que deu certo?
5. Yahoo!
Como nasceu esse ”absurdo” de nome? Nasceu de um acrônimo para a expressão em inglês “Yet Another Hierarchical Officious Oracle” (algo como, na tradução livre “Ainda outro hierárquico e oficioso oráculo”).
Mas o nome também veio das histórias de “As Viagens de Gulliver”, onde uma espécie mágica chamada Yahoo é descrita como “violenta, barulhenta, rude”. Doido, né?
6. Starbucks
De inspirações literárias, o nome da rede de café vem do famoso livro “Moby Dick”, de Herman Melville, onde há um certo Capitão Starbuck (sem o “s” no final).
A marca queria remeter aos mares e aos antigos navegadores e exploradores que transportavam entre continentes alimentos e mercadorias. E café, óbvio!
Essa referência marítima também aparece na sereia de duas caudas presente no logo. Percebeu?
7. Pepsi
O criador da bebida, Caleb Bradham, foi pouco original no início: batizou sua invenção de “Brad’s Drink” (“Bebida do Brad”).
Depois, achou o “Pepsi” em “dyspepsia”, que é basicamente intestino preso. E a bebida tinha intenções curativas em sua origem, no fim do século 19. Você sabia?
8. Google
Google vem de “googol”, termo matemático que define o numeral 1 seguido de 100 zeros (ou seja: um número bem grande).
Tamanho gigantismo representa o mundo de informações e dados que o Google tenta buscar, armazenar e rastrear.
9. Virgin
Um colega de Richard Branson, criador da Virgin, teria dito que eles “eram completamente virgens nos negócios”. Eita! Hehehe
10. Ikea
Ikea é uma mistura de duas referências: O “i” e o “k” vêm das iniciais do fundador, Ingvar Kamprad.
O “e” e o “a” vem de Elmtaryd e Agunnaryd, os nomes da fazenda e da vila onde ele cresceu.
11. Blackberry
O nome da companhia foi criado em 1999 depois de verem que os botões do celular pareciam as “bolinhas” da amora preta. Sacou?
12. Spotify
Os criadores da empresa de streaming usaram as palavras “spot” e “identify” para criar Spotify. Spot é “ponto”, “local”. Identify é “identificar”. Simples assim!
13. Reebok
A marca de materiais esportivos se inspirou em “rhebok”, a palavra africâner para um tipo de antílope, o Pelea capreolus. Tudo a ver com agilidade e corrida. E pegou!!!
14. Skype
A marca misturou “sky” (céu) com “peer-to-peer” (termo para falar de conexão ponto a ponto). Assim criaram Skyper. Mais tarde, a empresa abandonou o “r”. Show!
15. Amazon
O criador da empresa, Jeff Bezos, queria um nome que tivesse a letra inicial “a” para aparecer no topo de qualquer lista alfabética. É mole?
Ele achou a inspiração no Rio Amazonas: gostou da ideia de usar o nome do maior rio do mundo para representar suas ambições nos negócios. Eita!
De acordo com Exame.com
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