Os logos e logotipos das marcas famosas podem esconder algumas mensagens visuais secretas. Sabia disse?

Frete GRÁTIS ilimitado, Filmes, Séries, Músicas e muito mais com Amazon Prime! Teste GRÁTIS por 30 dias aqui.

Em um primeiro momento, a palavra FedEx, por exemplo, pode ser apenas FedEx. Mas um olhar mais atento pode achar uma simbologia menos óbvia.

Confira, nas imagens, 20 exemplos de marcas com mensagens visuais e de texto escondidas em seus logos ou logotipos.

Mas antes, você sabe a diferença de logo e logotipo?

Logo: 

Do grego ”logos”: significado.  Um elemento do design gráfico reconhecível, geralmente inclui um nome, simbolo ou marca, representando uma organização ou produto.

Logotipo:

Do grego ”logos”: significado; ”typos”: figura.  O arranjo visualmente distinto de letras no qual empresas e organizações são prontamente reconhecidas pelos clientes.

Bônus:

Logomarca: isso non ecziste

Do grego ”logos”: significado; ”markas”: significado. Significado do significado? Isso na faz sentido algum. Nunca mais fale logomarca, ok? 🙂

Vamos lá?

1. FedEx

Getty Images
Carro dirige na frente de posto da FedEx em junho de 2011 em San Francisco, Califórnia

Repare que no espaço em branco entre o E e o X há uma seta, indicando os sentidos da empresa: viagem, transporte, movimento. Viu?

2. Apple

Marina Demartini/EXAME.com
4. Apple

De modo geral, acham-se que a maçã mordida é uma referência direta à  história bíblica de Adão e Eva e a expulsão do Paraíso.

Mas de acordo com o designer responsável, a mordida tem uma função bem pragmática: ela serviu para dar escala ao desenho da fruta.

Porque, caso contrário, a maçã iria parecer uma cereja quando vista de longe ou quando o logo estivesse representado muito pequeno. Quase morri sem saber disso! 😮

3. Dell

Getty Images
Michael Dell

O “E” caído da palavra Dell significa a missão da empresa de mudar o mundo. Em inglês, a expressão é “turn the world on its ear”. Daí deixar a letra “E” caída. Meio estranho, mas é isso ai.

4. Amazon

David Mcnew/AFP
Logo da Amazon

Uma seta liga as letras A e Z da palavra Amazon não é à toa: significa a capacidade da empresa de oferecer todos os tipos de produtos, da letra A a letra Z.

5. NBC

Michael Nagle/Getty Images
Logo da NBC (Michael Nagle/Getty Images )

O logo da emissora americana traz um pavão no centro e suas penas.

6. Toblerone

Reprodução
toblerone

Se reparar bem na montanha do símbolo da Toblerone, irá ver um urso mais à esquerda.

O animal é o símbolo da cidade suíça de Bern, casa da marca. Já a montanha é a Matterhorn, ícone da Suíça. Dai surgiu a junção dos nomes, e nasceu Toblerone.

7. Wikipedia

Reprodução
wikipedia

O quebra-cabeça com pedaços faltando para completar o globo representa a natureza “incompleta” do site e de sua proposta: ele nunca ficará totalmente acabado, já que sempre surgirão novas informações para editar ou escrever. Simples assim.

Gillette

Reprodução
gillette

A marca cortou as letras G e I de propósito: é possível ver a marca da lâmina e de um corte, representando a sua natureza.

9. Carrefour

Pedro Zambarda/EXAME.com
Carrefour do Brasil

O símbolo da rede de supermecados não é uma carinha feliz de chapéu.

Repare no espaço branco que se forma entre as cores azul e vermelha: aparece a letra C, de Carrefour.

10. Hershey’s Kisses

Divulgação
Hersheys

Entre o K e o I aparece o formato do famoso chocolate Kisses, uma espécie de pingo ou gota de chocolate.

11. Beats

Divulgação/Beats
Fone de ouvido wireless da Beats

O B de Beats no círculo forma a imagem lateral de uma cabeça usando fones de ouvido.

12. BMW

Carlo Allegri/Reuters
Logomarca da BMW

BMW é a abreviatura de Fábrica de Motores da Baviera, (Bayerische Motoren Werke). A marca foi criada em 1917 na Alemanha para produzir motores de avião e seus criadores foram os irmãos Karl Rath e Gustav.

A montadora tem origem na aviação, é mole? E isso está representado em seu símbolo, de acordo com uma famosa teoria.

O círculo central dividido em quatro e em duas cores tem um significado: os espaços brancos são hélices girando; os espaços azuis representam o céu.

Apesar da popularidade dessa visão, a empresa garante que as cores azul e branca somente representam as cores do estado da Bavária, onde a BMW foi fundada.

13. Unilever

Divulgação
Logo da Unilever

O U de Unilever está preenchido com vários desenhos que representam todos os braços de atuação da empresa.

Há um sorvete, uma camisa, uma cenoura, uma colher. Há até uma boca que representa alimento/sabor e um símbolo de reciclagem que representa o braço de sustentabilidade da companhia.

14. Formula 1

Reprodução
f1

O desenho vermelho representa velocidade. Entre ele e o F, aparece em branco o 1, criando assim o F1.

15. LG

Reprodução
lg

A carinha feliz da LG é formada pelas duas letras: o L e o G.

16. Vaio

Divulgação/Sony
Sony Vaio Série Y

Essa o pessoal da engenharia elétrica/eletrônica/telecomunicações irá pirar! O símbolo da Vaio, da Sony, homenageia duas áreas. As duas primeiras letras, V e A, criam uma onda e representam o lado analógico.

Já o I e O aparecem como 1 e 0 (zero) e representam o código binário, ou seja, o lado digital.

17. Wendy’s

Reprodução
wendys

O símbolo da rede de fast food americana traz uma menina, nomeada como a filha do criador da marca, Dave Thomas.

Em seu colar/gola da roupa se forma a palavra “mom” (“mãe”). Viu?

18. Pinterest

Tomohiro Ohsumi/Bloomberg
Ben Silbermann, co-fundador e CEO da Pinterest, discursa durante a New Economy Summit 2014 em Tóquio

O P de Pinterest representa um “pin” – os pinos para serem afixados em mapas.

19. Sun

Reprodução
sun

O logo da Sun traz a palavra “sun” quatro vezes. Você pode lê-la em qualquer sentido e direção. Doido!

20. Roxy

Reprodução
roxy

A Roxy é a marca voltada para mulheres da Quicksilver. Na verdade, é o símbolo da Quicksilver, só que duplicado, formando um coração.

Já o símbolo em si traz uma onda e uma montanha, significando a aventura.

De acordo com Exame.com

Deixe-nos a sua opinião aqui nos comentários.

1 comentário

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here