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Tecnologia

A aerodinâmica da Cybertruck da Tesla flui sem problemas, de acordo engenheiro aeroespacial [vídeo]

Ademilson RamosPor Ademilson Ramos30 de novembro de 2019Atualizado:30 de novembro de 2019
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O Cybertruck, recentemente revelado pela Tesla, despertou o interesse das pessoas em todo o mundo. Alguns acreditam que é a próxima melhor coisa desde o pão forma, enquanto outros acham que é um grande passo para trás no design do carro.

No entanto, o Cybertruck agora está entre nós, então é melhor entrarmos nele.

Afastando-se das opiniões pessoais, a forma quadrada do projeto levantou algumas sobrancelhas quando as pessoas o questionam, imaginando se sua forma bizarra constantemente fará o carro lutar contra o ar e os vórtices. Assim, um engenheiro aeroespacial decidiu verificar por si próprio e executou o Cybertruck através de uma simulação de CFD (dinâmica de fluidos computacional – uma versão em computador de um túnel de vento). Aqui está o que ele descobriu.

O que o engenheiro aeroespacial descobriu?

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Em primeiro lugar, deve-se ressaltar que a Tesla ainda não levantou o assunto da aerodinâmica do Cybertruck e não violou o assunto do coeficiente de arrasto. No entanto, a equipe experiente da Tesla certamente sabia o que estava fazendo ao projetar a caminhonete, e provavelmente cumprirá suas promessas de desempenho.

Dito isto, é sempre bom saber mais. Então, o engenheiro aeroespacial Justin Martin se encarregou de descobrir exatamente como o ar se comporta quando atinge o animal de aço inoxidável.

Martin construiu um modelo da caminhonete a partir de imagens e vídeos que encontrou e, em seguida, passou a caminhonete por uma simulação de CFD. Martin passou boas 24 horas pesquisando todos os ângulos da caminhonete antes da simulação.

Uma observação a destacar é que Martin decidiu não compartilhar um coeficiente de número de arrasto, pois suas suposições sobre as rodas e para-lamas poderiam ter afetado seus resultados.

Independentemente disso, os resultados de Martin são impressionantes e provocaram um debate em andamento no Reddit. Você também pode ver suas imagens e comentários na página do Martin no Instagram.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Well, no one else did it so I did. Here is the #CyberTruck in CFD. What intrigues me is how well this works. While it may occur to be happenstance that the aero turns out quite well, I believe this was actually the result of very clever design. Ease of manufacturing in flat panels, significant use of triangulated body parts, etc. I won’t quote a drag coefficient, as I dont want to put words in anyone’s mouth, but I will place money on it being much lower than most sports cars (due to down force), and nearly any (1/2 ton) truck period. Further, I believe the vortex shed over the bed walls helps act to “seal the bed” when the cover is open. I havent modeled the open bed yet, but it sure seems promising. Further, it appears the front end is designed to almost entirely blank out / shield the wheel well…. The cad file is dimensionally correct, all angles and curves are as close as possible. There are some uncertainties such as fenders and wheel well air-exhaust etc. Lastly, at 65mph the local velocity over the roof “peak” is 88mph. Is this the ultimate Elon Easter Egg? @tesla #Tesla #TeslaTruck #CFD @elon

Uma publicação compartilhada por Justin Martin (@justinwmartin14) em 23 de Nov, 2019 às 11:24 PST

Em suma, parece que o cofre do Cybertruck funciona bem e mantém um fluxo fixo ao passar por cima do carro. Um pequeno ponto difícil pode ser visto na parte superior do carro, onde o fluxo de ar chega a 141 km/h (88 mph) quando o carro faz 104 km/h (65 mph), mas isso não é novidade.

Martin indicou que é irônico que uma caminhonete Delorean ‘Back-To-the-Future’ pareça produzir esse fluxo local em velocidades de rodovia.

A linha amarela na parte traseira do carro mostra que isso leva a um fluxo de ar desanexado, mas a maior parte disso se deve ao ar que sopra do imenso pára-brisa do caminhonete.

Quase tudo lança um vórtice, como Martin apontou para nós, no entanto, ele achou interessante como isso acontece nas cabeceiras do Cybertruck. Ele acredita que talvez ajude a reconectar o fluxo de ar após o pico.

O maior ponto de turbulência está na traseira da caminhonete, atrás da carroceria fechada. Isso é bastante normal na maioria dos caminhões, no entanto.

Os pára-lamas e as rodas permanecem um ponto de interrogação, pois Martin não os representou adequadamente através de sua pesquisa.

Martin é o primeiro a admitir que suas descobertas não são perfeitas, mas são um ótimo primeiro rascunho. Além disso, esse modelo ajuda a esclarecer o assunto e mostra que a caminhonete pode ser mais aerodinâmica do que os céticos pensavam.

Aqui estão algumas imagens mais próximas da simulação de CFD de Martin:

Ainda é Black Friday na Amazon Brasil, vem ver aqui.

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Ademilson Ramos
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Nascido no interior de Minas Gerais, foi seminarista em uma congregação francesa, mas viu que sua vocação é ser engenheiro. Graduado em Engenharia Eletrônica pela Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI e MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getulio Vargas - FGV. Criou o Engenharia é: exatamente às 11:28, no dia 2 de agosto de 2011. Você pode falar comigo pelo email: ademilson@engenhariae.com.br

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