A invenção da roda, ocorrida há aproximadamente 6.000 anos, revolucionou diversos aspectos, desde o transporte até a indústria. Contudo, suas origens exatas permanecem um enigma para os arqueólogos. Recentemente, um novo estudo que emprega técnicas de mecânica estrutural pode ter esclarecido esse mistério.
A pesquisa indica que mineradores de cobre do Leste Europeu podem ter sido responsáveis por grandes inovações na tecnologia das rodas por volta de 3900 a.C.
Qual é a provável origem da roda?
Evidências arqueológicas de rodas e veículos com rodas datam da Idade do Cobre (cerca de 5000 a 3000 a.C.) e foram encontradas em diversas regiões, como Europa, Ásia e Norte da África. Essas evidências incluem cenas de batalha em paredes, miniaturas de rodas, brinquedos infantis, enterros de carroças e até mesmo referências textuais.
No entanto, a localização e o momento exatos de sua invenção ainda não são claros, levantando a possibilidade de que a roda tenha sido desenvolvida de forma independente em diferentes épocas e lugares.
Existem três teorias principais sobre a origem da roda:
- Mesopotâmia: Uma teoria sugere que a roda surgiu pela primeira vez na Mesopotâmia por volta de 4000 a.C., espalhando-se depois pela Europa.
- Turquia: Outra hipótese propõe que a roda foi desenvolvida no norte da Turquia por volta de 3800 a.C.
- Montanhas dos Cárpatos: A teoria mais aceita argumenta que a roda foi inventada nas Montanhas dos Cárpatos, uma cordilheira de 1.500 quilômetros que abrange a Europa Central e o Leste Europeu, entre 4000 e 3500 a.C., a partir da qual se disseminou pelo mundo.

(Crédito da imagem: Universal History Archive)
A terceira teoria, proposta em 2016 pelo historiador Richard Bulliet, da Universidade de Columbia e coautor do novo estudo, se fundamenta na premissa de que, por volta de 4000 a.C., o minério de cobre procurado começou a escassear, levando os mineradores a se aventurarem mais dentro das minas e a transportarem contêineres de minério.
Os modelos de vagões da Idade do Cobre Tardia encontrados na região dos Cárpatos apresentam um design retangular com lados trapezoidais, que é semelhante aos utilizados na mineração moderna, conforme descrito por Bulliet em seu livro The Wheel: Inventions and Reinventions.
Em um estudo publicado nesta quarta-feira (23) no periódico Royal Society Open Science, Bulliet e sua equipe exploraram em detalhes como a roda provavelmente evoluiu ao longo do tempo.
A segunda inovação consistiu na criação de um conjunto de rodas, ou rodas fixadas a um eixo, o que poderia ter proporcionado ao carrinho uma maior flexibilidade para transitar sobre pedras e detritos. A terceira inovação permitiu que as rodas se movessem de forma independente do eixo, o que, segundo o artigo, provavelmente surgiu cerca de 500 anos depois, aumentando a manobrabilidade do design.
A equipe, após realizar uma análise computacional, concluiu que a evolução da roda e do eixo a partir de rolos simples é uma possibilidade viável. No entanto, as minas localizadas nos Cárpatos também podem ter desempenhado um papel importante no desenvolvimento do design.
O ambiente em que os primeiros criadores da roda trabalhavam apresentava características únicas que facilitaram a transição para um sistema de transporte baseado em rolos. Essas condições ambientais, como um caminho estreito e confinado, levaram os inventores a optar por esse design específico, como explicou Richard Bulliet, líder do estudo, em entrevista ao Live Science.
De acordo com Olhar Digital.
Achou útil essa informação? Compartilhe com seus amigos!
Deixe-nos a sua opinião aqui nos comentários.